* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
logística estratégica

Logística estratégica: como aumentar os resultados?

Muitos empreendedores se perguntam como melhorar os resultados e a qualidade no recebimento, armazenamento, movimentação e transporte de materiais. A resposta está em adotar a logística estratégica.

Organizar e controlar processos não significa necessariamente realizar grandes investimentos em estrutura e ferramentas de apoio.

É verdade que os recursos financeiros agilizam as operações e possibilitam mais conforto para a obtenção dos resultados, no entanto, enquanto esse momento não chega, uma das maneiras de melhorar significativamente os processos, está no desenvolvimento de estratégias assertivas.

Para isso são necessárias ações que colaborem de forma simples e eficaz nos fluxos e controle de toda movimentação logística da sua empresa.

Neste post apresentamos a logística estratégica e o que fazer para aumentar os resultados e garantir a satisfação dos envolvidos no processo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é logística estratégica?

A logística estratégica ocorre quando os gestores avaliam, estudam e implementam soluções que atendam especificamente cada fase e setor dessa área.

Para isso, deve-se considerar os seguintes elementos:

  • criação de metodologias e roteiros no desenvolvimento das tarefas,
  • integração dos setores logísticos e disponibilidade de informações,
  • utilização e aproveitamento dos recursos disponíveis,
  • abertura para melhorias e aprimoramento das estratégias.

O objetivo da logística é o de oferecer o produto certo, no momento necessário e de forma econômica para aquele que a solicitou.

Planejar de forma estratégica significa encontrar os melhores caminhos para atender as necessidades específicas da sua organização, observando detalhes e atendendo as características do seu negócio.

Como desenvolver a logística estratégica?

Como já mencionado, a logística estratégica consiste em desenvolver um plano de trabalho que atenda às especificidades do seu negócio, portanto, não existe um produto ou método pronto que se adquire no mercado.

Para desenvolvê-la, são necessárias as seguintes ações:

Avalie a sua empresa e crie as melhores estratégias

A melhor estratégia é aquela que adere à realidade do seu negócio, portanto, desenvolva a sua.

Isso significa avaliar cada setor e cada tarefa da sua logística e verificar onde estão os problemas, gargalos e situações que acabam prejudicando ou travando os processos.

A partir dessa avaliação, desenvolva métodos e regras que estabeleçam ações para cada situação, não esquecendo de:

  • documentar a metodologia,
  • repassar aos líderes,
  • apresentar e treinar os colaboradores envolvidos no processo,
  • avaliar constantemente a sua aplicação e resultados,
  • estar aberto a melhorias e aprimoramento dos métodos.

Crie indicadores de desempenho

A criação de indicadores de desempenho possibilitam o acompanhamento e o atingimento dos objetivos, uma vez que não é possível melhorar processos se não se define onde pretende-se chegar e qual nível deseja-se atingir.

A definição de objetivos factíveis e o acompanhamento dos resultados ajudarão sua empresa a encontrar os melhores caminhos para se chegar ao resultado ideal.

Automatize os processos

Na capacidade e realidade do seu empreendimento, e obedecendo a uma ordem de prioridade, automatize os processos, avaliando e contratando soluções que possam contribuir nos controles e aprimoramento das tarefas.

Existem muitas soluções de baixo custo disponíveis no mercado e outras gratuitas que podem fazer toda a diferença para a resolução de problemas sérios da sua logística.

Comece pelo básico e necessário

A logística estratégica, como já vimos, aposta na simplicidade e na busca de soluções que resolvam os problemas e que possibilitem o atingimento dos objetivos.

Diante disso, foque no básico e no que realmente precisa funcionar para que a operação tenha êxito.

Com o tempo, e a partir dos resultados alcançados, novos formatos podem ser estudados e processos mais sofisticados implementados.

Agora que você já conhece mais sobre a logística estratégica e deseja resolver os problemas envolvendo cotação e contratação de fretes, conheça a plataforma CARGOBR e as possibilidades existentes para atender com qualidade a sua logística, diminuindo custos de transporte e operacionais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *