* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Logística e SAC: entenda os benefícios dessa união

Logística e SAC: entenda os benefícios dessa união

Logística e SAC se complementam, apesar de serem áreas distintas e até geridas de forma diferente.

É comum muitos gestores relacionarem a logística somente aos processos de transporte e expedição, mas ela é importantíssima para outras áreas, como:

  • almoxarifado,
  • estoque,
  • planejamento,
  • gestão dos recursos,
  • gerenciamento de pessoas,
  • SAC.

Em relação ao Serviço de Atendimento ao Consumidor, a logística integrada vai possibilitar que o empreendedor tenha uma visão mais ampla de todo o fluxo de atividades e como isso impacta na satisfação do cliente.

Com isso, é possível otimizar todos os processos e elaborar estratégias que elevem o nível de satisfação e promovam mais e melhores experiências, o que vai aumentar as chances de fidelização.

Compreenda melhor os benefícios da integração entre esses setores lendo nosso post.

Os benefícios da integração da logística e SAC

Já compreendemos que a logística desempenha importante papel operacional na otimização de toda a cadeia de suprimentos, mas também auxilia no gerenciamento de outras áreas da empresa, entre elas, a de atendimento.

A integração entre logística e SAC possibilita uma gestão mais eficiente e melhores experiências ao cliente. 

Alguns benefícios dessa união são:

Possibilita a otimização dos processos 

A integração entre as áreas vai possibilitar que o Serviço de Atendimento ao Consumidor tenha acesso aos dados de todo o processo

Isso vai permitir que a equipe de atendimento possa acompanhar mais de perto a situação, compreendendo e atendendo melhor às demandas de cada um. 

Aumenta a satisfação dos clientes

Uma pesquisa promovida pela Accenture, líder global em serviços estratégicos para negócios, aponta que 96% dos consumidores entrevistados apontam que o atendimento ao cliente é fator decisivo para manter a fidelidade à marca.

Nesse sentido, vale frisar que um suporte eficaz do SAC no pós-vendas tem importante papel na fidelização ou não. 

Mas, infelizmente, boa parte das empresas ainda não investem nessa etapa e muitas delas não contam com recursos integrados para acessar os dados dos clientes e identificar a sua situação e necessidade. 

Uma das facilidades da união logística e SAC é a otimização dos processos logísticos, conforme já falamos e, consequentemente, a satisfação do cliente. 

Abordagem proativa

O SAC é procurado geralmente para resolver possíveis problemas do cliente relacionados à compra, ao produto ou entrega.

Muitas vezes ele necessita devolver produtos, em outras pode insistir em inúmeras chamadas para que a entrega seja mais rápida. Nessa hora, a tecnologia colabora de forma inteligente. 

A união da logística e SAC possibilita uma abordagem proativa que consegue antecipar as necessidades do cliente e trabalhando melhor para atender suas necessidades. 

Atuar antecipando as demandas do consumidor auxilia para que a empresa consiga maior lucratividade e tenha menos gastos com os processos. 

Gestão mais completa

O resultado da integração logística e SAC é uma gestão mais completa, simples e lucrativa. 

Primeiro, ela possibilita que o gestor faça escolhas mais assertivas e inteligentes em relação aos clientes. 

Tomar decisões baseado nas experiências e necessidades do consumidor além de elevar a satisfação dele, vai também conquistar a sua confiança e fidelizá-lo.

Além disso, isso promove melhor capacidade para gerenciar o seu negócio, o que vai reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Agora que você compreendeu os benefícios dessa integração, continue a leitura e saiba mais sobre a importância em investir na logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *