A logística de nicho como diferencial de mercado

A logística de nicho como diferencial de mercado

Transformar e especializar o seu negócio para atender determinado segmento ou produto pode ser uma excelente ideia. A chamada logística de nicho faz exatamente isso quando o assunto envolve movimentação, armazenamento e transporte de produtos específicos.

Competir no mercado aberto muitas vezes não é fácil, pois a concorrência é grande e existem empresas consolidadas que possuem a preferência, seja por seus preços ou pelos investimentos que realizam em marketing.

Tornar-se especialista em um ou alguns nichos pode ser uma excelente opção, apresentando diferenciais que nem todos os concorrentes conseguem oferecer.

Para isso, a empresa precisa conhecer detalhes do segmento como:

Nesse post vamos tratar da logística de nicho e como essa estratégia pode ser interessante para o seu negócio.

O que é um nicho?

Nicho é algum segmento específico de um mercado maior.

Existem alguns segmentos de mercado que são poucos explorados, mas, possuem uma grande necessidade de atendimento.

Normalmente empresas especialistas em determinado setor são mais valorizadas do que as consideradas generalistas, pois, teoricamente, conhecem mais sobre o negócio do que aqueles que atendem a qualquer área.

Isso gera valor agregado e enfraquece substancialmente a concorrência, desde que sua empresa saiba exatamente quais são os melhores procedimentos e necessidades da área em questão.

Buscar por um nicho de mercado pode transformar a sua empresa de logística e tornar o seu negócio especialista em determinado segmento.

Como se especializar em logística de nicho?

Para que sua empresa possa se especializar em determinado nicho, algumas ações precisam ser tomadas como:

O que sua empresa pode fazer para atender necessidades específicas?

O primeiro passo é encontrar possibilidades que sua empresa poderia oferecer a um mercado específico que exija ações não atendidas por empresas generalistas.

A logística de nicho tem por característica resolver problemas e trazer soluções para o segmento da qual se propõe trabalhar.

Conheça os diversos ramos e avalie suas necessidades específicas. A partir dessas informações, verifique em qual deles sua empresa poderia atender com diferencial e qualidade.

Pesquisa de mercado

Localizado as melhores opções em que sua empresa poderia trabalhar, faça uma pesquisa de mercado para obter:

  • número de empresas que têm necessidade do serviço a ser oferecido,
  • concorrentes que já oferecem essa solução,
  • capacidade de sua empresa em se tornar uma especialista no nicho,
  • avaliação de investimentos e retorno financeiro com sua implantação.

Para isso é interessante conversar com alguns empreendedores e gestores de logística que precisam de soluções específicas, conhecendo as necessidades do mercado, bem como a receptividade pelo ingresso de sua empresa na área.

Marketing direcionado

Estabelecido o nicho logístico no qual sua empresa pode oferecer soluções e apoiado por uma sinalização positiva do mercado é hora de desenvolver materiais de marketing direcionado ao segmento.

Apresente seu projeto e as opções que seu negócio disponibiliza ao mercado e como desenvolve os trabalhos, atendendo e resolvendo os problemas de seus potenciais clientes.

Faça o melhor e conquiste o mercado

A partir desse momento, o foco e o trabalho sério no segmento escolhido passam a ser prioritários em seu negócio.

Especialize e treine seus colaboradores, conheça detalhes da área em que está envolvido, avaliando novidades, tendências e não deixe de se aperfeiçoar, oferecendo o que existe de melhor para seus clientes.

Participe de eventos, congressos, feiras e esteja envolvido em todas as atividades do nicho escolhido.

Faça com que sua empresa se torne a melhor opção de logística do mercado.

Agora que você já sabe como a logística de nicho pode transformar o seu negócio, confira como a logística contribui com a satisfação dos clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *