* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
logística de carga e rastreio

A logística de carga e rastreio e sua importância

A logística de carga e rastreio inicia o seu processo exatamente quando o veículo de coleta sai para buscar a mercadoria ou quando ela é entregue no guichê da transportadora para despacho.

O rastreamento possibilita um controle efetivo do status da situação da encomenda que acaba de entrar em processo de transporte e viagem.

Isso faz com que o cliente se sinta mais seguro e satisfeito em relação à entrega do seu pedido, bem como dá mais autonomia para ele e diminui as ligações para o atendimento com objetivo de saber onde está sua mercadoria.

Esse post apresenta a solução de logística de carga e rastreio e como isso facilita o controle e acompanhamento de todo o processo. Continue lendo e confira!

O que é logística de carga?

A palavra logística vem do idioma grego e significa habilidade de cálculo e raciocínio lógico.

Na área de transporte o seu significado cabe perfeitamente, uma vez que a partir do fechamento de um pedido, o cliente deseja saber a data em que a mercadoria será entregue.

O rastreio da logística de carga compreende uma série de atividades que, muitas vezes, o cliente nem sequer conhece.

Essas atividades envolvem tarefas que precisam funcionar para que tudo corra dentro do previsto, conforme apresentamos na sequência:

  • Programação de coleta da mercadoria;
  • Coleta da mercadoria e documentação para viagem;
  • Armazenamento para despacho no depósito da transportadora;
  • Separação e carregamento do veículo que transportará para a filial;
  • Transporte para filial ou depósito de destino;
  • Armazenamento no depósito de destino para entrega;
  • Separação e carregamento para entrega ao destinatário;
  • Entrega da mercadoria.

Esse é, basicamente, o processo da saída até a entrega da mercadoria em seu destino.

Os contratempos e dificuldades na logística de carga e rastreio

Cada etapa da logística pode apresentar algum tipo de problema.

A habilidade logística consiste em vencê-las e fazer com que a carga seja recolhida em determinado endereço e entregue ao seu destino com qualidade e rapidez.

Para que todo esse processo funcione, é necessária muita organização, competência e dedicação.

Afinal, são milhares de encomendas para os mais diversos destinos todos os dias, e não são poucas as dificuldades que se apresentam. Dentre elas, podemos destacar:

  • Trânsito e horários para carga e descarga;
  • Dificuldades para encontrar endereços;
  • Criminalidade e falta de segurança;
  • Eventos que interditam rodovias;
  • Acidentes e problemas com os veículos.

O rastreamento e acompanhamento das mercadorias

A plataforma da CARGOBR, através de sua área de tecnologia da informação, presta um serviço diferenciado e que facilita a gestão da logística de carga e rastreio.

Além de possibilitar aos seus usuários cotações e a escolha da melhor opção para a remessa de suas cargas entre centenas de transportadoras, disponibiliza uma ferramenta de rastreamento das encomendas.

Comunicando-se com os sistemas de gestão das transportadoras, utiliza o integrador SSW que mantém sempre atualizado o status de cada pedido.

Praticamente toda a rede de transportadoras vinculadas à CARGOBR, mantém atualizado o sistema de entregas, o que permite que seja visualizado em tempo real o status de cada mercadoria.

O acesso a essas informações pode ser feito através da plataforma de forma fácil e rápida, bastando informar o código do pedido ou ainda o CNPJ e número da nota fiscal.

Muito mais do que disponibilizar centenas de opções em termos de transportadoras, a CARGOBR preocupa-se também com a comunicação e informação entre as empresas de transportes e seus contratantes.

Se você ainda não conhece as possibilidades existentes na solução da CARGOBR, acesse a plataforma agora e faça uma cotação, é gratuita e sem compromisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *