* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A importância da satisfação dos seus clientes para impulsionar as vendas

Como a logística contribui com a satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento.

Inclusive esse é um fator de “desempate” na hora da escolha de um produto ou serviço.

Quando não se conhece a empresa previamente, é muito comum a busca de informações na internet para validação desse ponto.

Basta digitar no Google – ou qualquer outro serviço de busca – o nome da empresa ou produto e centenas de informações estarão à disposição para que o potencial cliente saiba a opinião dos consumidores da marca.

A não satisfação dos clientes, e a reclamação por parte de alguém, fazem o possível cliente recuar mediante a aquisição de determinado produto ou contratação de algum serviço. 

Nesse artigo vamos tratar desse assunto e mostrar como a logística pode contribuir ou atrapalhar os negócios.  Continue lendo e confira!

O que é efetivamente a satisfação dos clientes?

A satisfação do cliente é o sentimento que esse tem com relação a um produto ou serviço contratado. 

É a comprovação se a expectativa que ele possuía com relação ao seu investimento atendeu às suas necessidades.

Não é muito difícil perceber quando um cliente não está satisfeito com determinada situação, produto ou serviço.

Basta citar alguma marca para que as pessoas se expressem contando a sua experiência, frustração ou satisfação.

Além disso, uma visita às páginas de reclamações na internet, como o Reclame Aqui, permite ver diversas situações que desabonam e criticam empresas, produtos e serviços contratados.

Guardando-se as devidas precauções para os exageros e injustiças cometidos por alguns consumidores, o fato é que essas informações acabam interferindo na decisão de compra das pessoas.

Portanto, a satisfação dos clientes contribui diretamente no aumento ou queda das vendas, dependendo da opinião que essas pessoas têm sobre aquilo que adquiriram ou contrataram.

A logística e sua importância na satisfação dos clientes

A área de logística é um dos fatores que mais prejudica a satisfação dos clientes.

Em muitas ocasiões, o encantamento que um produto poderia proporcionar a um cliente não acontece em função dos inúmeros problemas ocasionados durante a entrega da mercadoria.

Quem já não teve experiências com produtos que não funcionaram ou estavam quebrados, pois, foram danificados durante o transporte?

Um problema ainda maior é com relação aos prazos.

É comum observamos reclamações de situações realmente prejudiciais, como quando um presente chega depois da comemoração em função de atrasos ou extravio.

Outro problema sério, que envolve a logística, ocorre quando o produto recebido não era aquilo que havia sido pedido.

O desgaste e o processo de troca desanimam o cliente a voltar a comprar da mesma empresa.

São tantos detalhes na logística, com relação à satisfação dos clientes, que as grandes corporações investem alto em pesquisas e avaliações a esse respeito, corrigindo e se adaptando para sempre melhorar esse serviço.

A retenção do cliente através dos serviços de logística

Existem muitos casos em que um cliente continua com determinado fornecedor, mesmo pagando um pouco mais, em função da qualidade dos serviços prestados pela área de logística.

Isso porque as mercadorias chegam da maneira adequada, no tempo certo e atendem às expectativas e necessidades do cliente.

Acompanhar esses processos, conhecer os problemas e investir em bons parceiros para que a logística funcione e atenda às necessidades do mercado é, sem dúvida, contribuir para a retenção e aumento dos resultados da empresa.

Para isso, é indispensável contar com empresas que contribuam de forma profissional, oferecendo capacidade de atendimento, agilidade nos processos, integralidade nas ações e o cumprimento da legislação pertinente.

Uma excelente opção para encontrar parceiros nesse nível – e que ofereçam seus serviços a preços justos e com qualidade – é usar uma plataforma de cotação de fretes, onde dezenas de transportadoras homologadas e credenciadas apresentam suas soluções.

A CARGOBR é a melhor opção para quem busca a satisfação dos clientes com relação à entrega e cumprimento de prazos, temos preços atrativos e muitas transportadoras à disposição para a sua escolha. Acesse nossa plataforma e faça uma cotação, é gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *