* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
logística como estratégia competitiva

Logística como estratégia competitiva: é possível?

No mercado atual, com tantos concorrentes, a logística como estratégia competitiva permite que sua empresa se diferencie das demais e agrade o consumidor.

Não há nenhuma dúvida que produtos diferentes e de qualidade se destacam, mas, principalmente nos e-commerces, onde os itens são similares e há muitos concorrentes, é preciso ter um diferencial.

Nesse sentido, a logística como estratégia competitiva pode se tornar uma grande aliada no sucesso de vendas do seu negócio.

Esse artigo apresenta detalhes de como esse setor é importante como diferencial competitivo. Continue lendo e confira!

O que é logística?

A palavra logística vem do grego e significa habilidade de cálculo e raciocínio lógico.

A organização logística teve seu início nos campos de batalhas, quando a Pérsia invadiu a Grécia e obteve êxito graças a essa sua capacidade. Isso no ano 481 a.C..

A partir disso, os exércitos passaram a usar a logística como estratégia de combate, onde grandes armas e artefatos eram transportados como apoio aos ataques aos inimigos.

O fato é que essa situação ensinou o homem como planejar, organizar e agir, mesmo a partir de grandes distâncias.

Logística é, portanto, a habilidade e capacidade de entregar produtos no seu destino no menor prazo possível e com custos reduzidos.

Para isso estão envolvidos nesse processo:

Como usar a logística como estratégia competitiva?

Tanto o consumidor final como as empresas, a partir da realização de uma compra, ficam na expectativa da chegada dos produtos adquiridos.

Para as pessoas físicas, a espera parece uma eternidade, pois, desejam receber rapidamente o que compraram e utilizá-lo para satisfazer alguma necessidade ou resolver algum problema.

Já para as empresas, o recebimento das mercadorias adquiridas é fundamental para processos industriais ou ainda como reposição para revenda.

Isso significa que a logística acaba sendo um grande diferencial quando sua empresa consegue ser ágil e competente com relação a esse assunto.

Para isso, alguns pontos são fundamentais para que seu público reconheça a logística como estratégia competitiva da sua empresa:

Valor do frete

De uma maneira ou de outra, quem paga o frete da mercadoria é o cliente final.

Às vezes ele está embutido no valor da mercadoria e, em outras ocasiões, o transporte é calculado separado, também por conta de quem compra.

O frete, portanto, faz parte do custo da negociação e quanto menor esse valor, maiores as chances de êxito na venda.

Sem abrir mão da qualidade dos serviços, é preciso buscar parceiros logísticos com preços justos e que atendam as expectativas do fornecedor e do cliente.

Vale lembrar: nem sempre o menor valor de frete é o melhor.

Em alguns casos, vale a pena pagar um pouco mais, na certeza que a operação será ágil e não terá problemas, satisfazendo o cliente e correspondendo ao que você espera de um bom transporte.

Agilidade na entrega

Outro ponto fundamental é que a promessa de data de entrega seja cumprida, portanto, a agilidade faz a diferença.

Nada pode ser pior para um cliente do que os atrasos, principalmente se o produto é necessário para alguma situação que não pode ser resolvida em função da falta do item adquirido.

A agilidade está atrelada a estrutura e organização da transportadora, portanto, cuidado com quem sua empresa contrata para o transporte de suas mercadorias.

Atenção no despacho

É bastante comum, na experiência da chegada da mercadoria, a conferência dos produtos não estar de acordo com o pedido realizado.

A frustração por parte do cliente é enorme e os transtornos são inevitáveis.

A mercadoria é devolvida à sua empresa e um novo lote precisa ser preparado e enviado ao cliente.

Tudo fica ainda mais complicado quando o cliente cancela o pedido e vai para a concorrência.

A qualidade no despacho para que as mercadorias corretas cheguem ao cliente, intactas e dentro do prazo, é fundamental.

Ferramentas de rastreamento do pedido

Outro ponto muito valorizado pelo cliente é a possibilidade de poder acompanhar em qual fase do processo de transporte está o pedido.

Isso tranquiliza o comprador e diminui a ansiedade, por isso, também é um diferencial no atendimento proporcionado por sua empresa.

O rastreamento também colabora para o controle da sua área de logística, quando qualquer anormalidade pode ser verificada junto à transportadora em tempo real e, se for o caso, buscar uma alternativa antecipadamente para atender o cliente que está aguardando as mercadorias.

Muito mais do que simplesmente um transporte de mercadorias, a logística como estratégia competitiva deve estar entre as prioridades que sua empresa precisa desenvolver.

A CARGOBR colabora para transformar a sua logística num diferencial de mercado, oferecendo uma plataforma onde dezenas de transportadoras capacitadas podem ser cotadas para a entrega de suas mercadorias.

Deixe a logística conosco! Acesse nosso site e faça uma cotação gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *