* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Benefícios da logística 4.0 para vencer os desafios da COVID-19

Mais do que nunca a logística 4.0 se mostra indispensável para otimizar processos e serviços em época de COVID-19.

A pandemia gerada em virtude do coronavírus está mostrando uma nova realidade e nesse cenário o conceito de normalidade não será mais a mesmo.

Indústria, tecnologia e logística precisam estar integradas para otimizarem processos de produção, comercialização e entrega sem deixar de lado a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.

Saiba como aproveitar os benefícios da logística 4.0 para vencer os desafios da COVID-19 lendo nosso post!

A logística 4.0 em tempos de COVID-19

Embora praticamente o mundo inteiro esteja em quarentena, existem serviços essenciais que não podem deixar de funcionar como supermercados, farmácias e hospitais.

Esses serviços referem-se à produção e entrega de mercadorias básicas como remédios, equipamentos e produtos alimentícios e de higiene e limpeza. 

Por outro lado, o site E-commerce Brasil divulgou uma nota apontando seis segmentos que tiveram uma alta significativa nas vendas online com o início da quarentena. 

São eles:

  • brinquedos aumentaram mais de 600% em virtude das crianças estarem em casa, 
  • as vendas online em supermercados aumentaram 448,09%,
  • artigos esportivos elevaram suas vendas em 187,90%,
  • o setor farmacêutico teve um aumento de 74,70%,
  • o segmento de games online atingiu um crescimento de 58,46% em vendas,
  • os serviços de entregas tiveram um aumento de 55,66%.

O mundo não será mais o mesmo

A partir da experiência que vivenciamos nos dias atuais é certo que o mundo não será mais o mesmo.

A tecnologia passa a ser valorizada cada vez mais e os processos automatizados estarão contribuindo para fortalecer o mercado dos pedidos eletrônicos, que a partir dessa experiência passa a fazer parte da realidade de milhões de famílias que anteriormente apresentavam alguma resistência a seu respeito.

Neste novo paradigma o número de coletas e entregas individualizadas, ou seja, nas residências das pessoas, irão aumentar substancialmente e as empresas precisam estar preparadas para atender esta demanda com qualidade e eficiência.

A logística 4.0 e sua contribuição

A partir da automação dos processos o crescimento da demanda será incorporado pela área de logística das empresas bem como pelas transportadoras, pois ambas estarão prontas para o aumento substancial dos pedidos e movimentação de mercadorias.

Para isso, novas ferramentas que auxiliam na identificação, movimentação, transporte e controle precisam ser implantadas, tais como:

  • big data – análise de cenário a partir dos dados coletados,
  • cloud computing – informações em nuvem disponível a qualquer momento para os usuários autorizados,
  • blockchain – segurança e robustez para os dados,
  • IoT – a internet das coisas possibilita a integração de diversas informações de forma automática,
  • machine learning – leitura e análise de dados de forma automática objetivando auxiliar a tomada de decisão.

Todos esses processos possibilitam que tarefas logísticas ocorram de forma automatizada, com assertividade e rapidez, agilizando o trabalho e garantindo a satisfação dos clientes.

As mudanças de comportamento da população que devem prevalecer a partir da pandemia do coronavírus exigirá das áreas de logística um novo modelo capaz de atender a demanda que será gerada.

A logística 4.0 é sem dúvida o caminho a ser seguido, pois, os benefícios a partir dessa estratégia já são reconhecidos pelo mundo corporativo.

Agora que você já conhece como a logística 4.0 ajuda a vencer os desafios da COVID-19, continue conosco e aprenda como lucrar investindo nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *