* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual a importância dos KPIs na operação logística?

Qual a importância dos KPIs na operação logística?

Para muitos gestores ou até mesmo clientes que contratam uma transportadora, a operação logística não possui planejamento ou controle em tempo real, mas a verdade é outra.

Quando falamos na contratação de um parceiro para fazer o transporte de uma mercadoria, há quem pense que a operação trata-se apenas de pegar o item, colocar em um caminhão e esperar que chegue ao cliente.

No entanto, as ações que contemplam a logística vão muito além disso, onde é necessário ter planejamento, softwares integrados, mensuração em tempo real de cada pedido e, claro, a mensuração dos resultados de cada operação.

Atrasos nos pedidos, avarias em mercadorias, perda de documentos e até mesmo alterações drásticas em rotas são apenas alguns dos exemplos de problemas que podem acontecer com uma operação logística sem planejamento e análise dos supervisores.

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, isso é claro, mas a sua empresa precisa ter conhecimento imediato deles e saber mensurar o impacto, bem como encontrar a melhor solução dentro da realidade apresentada.

Pensando em ajudar você a conhecer mais sobre a importância das operações logísticas e os principais medidores de desempenho desse setor fundamental para as entregas, criamos esse conteúdo.

Saiba o que deve ser mensurado e como fazer isso com as ferramentas disponíveis. Continue a leitura.

O que são KPIs?

KPI nada mais é uma sigla que significa Key Performance Indicator, que em português pode ser traduzida como Indicador Chave de Desempenho

Essa ferramenta é uma grande aliada de gestores para analisar o desempenho de determinada operação ou no caso da logística de uma cadeia de processos, que podem envolver desde a realização de um novo pedido até a entrega no destino final.

Para cada tipo de ação, determinados indicadores de desempenho são escolhidos para mensurar o sucesso da operação, como, por exemplo, um KPI para a velocidade de uma entrega, que irá analisar os pontos envolvidos nessa parte do trabalho.

É muito importante deixar claro que não basta saber do que se tratam os KPIs da logística e não usá-los da forma adequada de acordo com o processo. Indicadores incorretos ou mensurados sem precisão podem atrapalhar em vez de ajudar na gestão.

Qual a sua importância na logística?

Que os indicadores são importantes para mensurar resultados não é novidade, mas você já chegou a se questionar como esses números poderiam ajudar na melhoria dos mais variados processos?

Pense que por algum motivo mais pedidos do que o comum estão sendo devolvidos e quanto antes as causas desse problema serem resolvidas, melhor para a satisfação dos seus clientes como para a credibilidade da sua empresa.

Com os indicadores de desempenho, você poderá identificar em qual etapa da entrega ocorreu o problema, como um motorista que desviou da rota definida por algum motivo pessoal e assim deixou itens perecíveis estragarem.

O sucesso de qualquer operação logística depende da análise em tempo real e da resolução de problemas.

Como utilizar os KPIs na operação logística?

Confira a seguir alguns exemplos de indicadores de desempenho para agregarem na operação da sua empresa:

Relação estoque x vendas: esse dado mede a quantidade de produtos em seu estoque em relação às vendas feitas, o que pode auxiliar a identificar itens que podem faltar e aqueles que têm maior propensão a ficarem parados.

Custo de recebimento por linha: esse KPI indica quanto dinheiro você gasta para receber novos produtos em média.

Eficiência de separação: essa métrica envolve o processo de picking,  de forma a mensurar o número de pedidos que são atendidos a cada hora pelas equipes.

Taxa de entrega no prazo: identifica a porcentagem de entregas realizadas dentro do período esperado e os motivos de algumas atrasarem.

Acidentes por ano: mede a quantidade de acidentes que envolveram sua frota, colaboradores e até mesmo produtos durante as operações logísticas naquele ano.

Agora que você sabe mais sobre esses indicadores e alguns exemplos de métricas para melhorar ainda mais no seu cotidiano, entenda também sobre a importância do gerenciamento de riscos nas operações logísticas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *