* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
KPI

KPI: os indicadores de sucesso

Ser empreendedor é um desafio. Você precisa administrar seu negócio, cuidar do financeiro, entender um pouco de marketing, saber estratégias de vendas e não para por aí. Precisa conhecer a legislação e fazer (muitos) contatos. Mas como saber de fato o desempenho e o sucesso da sua empresa? O KPI é a ferramenta que você precisa!

Através dos KPIs você identifica o que dá certo na sua empresa e o que não está funcionando do jeito que deveria, e assim consegue fazer as modificações necessárias para obter o sucesso.

E como funciona o KPI?

KPI é uma sigla que, em inglês, significa Key Performance Indicator. Traduzindo o KPI nada mais é que os Indicador-Chave de Desempenho.

Esses indicadores devem ser definidos por você, gestor do negócio, e vai te ajudar a acompanhar o progresso das suas operações. Com o KPI não é necessário entender (e fazer) inúmeros relatórios com dados quase ilegíveis. O KPI permite que você tenha foco nas metas estabelecidas.

O KPI também permite que seus colaboradores se sintam mais seguros em relação à expectativa da empresa. Quando se estabelecem indicadores de sucesso e esses são compartilhados com a equipe, a visão e a missão do seu negócio ficam mais claros para os seus colaboradores.

Ainda não conseguiu visualizar como o KPI pode te ajudar na prática? Vamos dar alguns exemplos: na área de vendas, um dos KPIs da sua empresa, pode ser quantos clientes estão felizes com a sua solução e qual a porcentagem de retenção desses clientes. Também é possível um KPI ser mais específico: vamos supor que você tenha uma loja online, poderia ser a porcentagem de acessos da sua loja que de fato se tornam vendas.

Para começar na sua empresa…

Todo começo é um desafio, mas temos certeza que com os dados que os indicadores trazem, o sucesso da sua empresa só tende a crescer.

Os KPIs permitem que você entenda e meça o desempenho e o sucesso do seu negócio. Portanto, os KPIs precisam ser relevantes ao seu objetivo.

Para começar com os indicadores na sua empresa, veja como determinar e interpretar um KPI.

  • Escolha um KPI que você possa medir. Não crie KPIs que as métricas sejam subjetivas. Você precisa ter dados e para isso precisa conseguir colher esses dados de forma simples.
  • Verifique qual a real importância desse indicador para o seu negócio. Você precisa de um KPI que mostre se a sua estratégia está dando certo ou não.
  • Seu indicador precisa te ajudar a fazer escolhas. Se você escolheu um KPI mas ele é só um número que não traz análises reais da sua empresa, talvez seja a hora de reavaliar e trocar esse indicador.
  • Você precisa medir um indicador com uma periodicidade que permita você avaliar sua empresa. Com dados periódicos é possível avaliar o quanto sua empresa obteve de sucesso ou não e com isso tomar decisões inteligentes.

O KPI é uma ferramenta de análise fantástica! Use-a a seu favor.

One thought to “KPI: os indicadores de sucesso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *