* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como funciona a jornada do empreendedor?

Como funciona a jornada do empreendedor?

Muito se fala sobre a jornada de compra, funil de vendas e etapas relacionadas ao contato com os clientes, mas nem sempre se fala da jornada do empreendedor.

Grandes empresas conhecidas no mundo inteiro, como a Disney, Google e até mesmo a HP, começaram do zero, por causa da mente dos seus primeiros donos, verdadeiras pessoas com o sangue do empreendedorismo na veia.

Muito mais que uma ideia genial, eles tiveram bastante coragem, trabalharam duro por anos a fio, assim como passaram por altos e baixos, crises e em determinados momentos até pensaram em desistir, mas conseguiram tornar as suas marcas verdadeiros exemplos.

É comum que quando algumas pessoas vêem um empresário depois dele estar no topo e com a empresa crescendo, acharem que a vida dele sempre foi assim e que é fácil gerir um negócio, principalmente aquele que está crescendo e atendendo as expectativas.

A verdade é que, para grande parte das organizações ao redor do mundo, o caminho foi árduo até chegar onde se desejava, de forma que esses donos muitas vezes usaram todas as suas economias, esforços e trabalho para realizarem um sonho.

Apesar de não existir uma receita pronta ou um manual de instruções para virar um gestor de sucesso, com a jornada do empreendedor é possível ter mais clareza na hora de tomar decisões fundamentais para o seu projeto dos sonhos.

Entenda neste post do que se trata a jornada do empreendedor e porque esse caminho pode ser importante para guiar mentes brilhantes ao sucesso que desejam e merecem. 

Continue por aqui e surpreenda-se.

No que consiste a jornada do empreendedor?

A jornada do empreendedor pode ser entendida como um caminho que a maioria dos gestores de sucesso trilharam, envolvendo estratégias, passos e decisões fundamentais para tornar a empresa que está começando em um verdadeiro sucesso.

Assim como falamos no começo deste post, essa jornada não é uma receita de bolo ou um manual específico, que quando você finalizar as etapas estará rico, mas sim um conjunto de diretrizes que podem ajudar você na jornada do empreendedorismo.

Os passos que dão forma a jornada do empreendedor envolve bastante tomada de decisão, controle do medo, saber lidar com incertezas e demais percalços nessa longa caminhada.

Como ela funciona?

A jornada do empreendedor é composta por alguns passos, que você verá a seguir:

Grande oportunidade: é uma fase considerada “mágica” para muitos empreendedores, onde a grande ideia surge, marcada por entusiasmo, esperança e muitos planos.

Desafios: depois do primeiro momento de imaginação e o desenvolvimento da marca, os desafios começam a aparecer e nem tudo é tão perfeito na prática. No entanto, é perfeitamente normal ter desafios e alguns planos não saírem exatamente como pensou.

Novo estilo de vida: com os primeiros obstáculos vencidos, é hora de começar a contratar outras pessoas para ajudarem você nesse sonho, como os vendedores. Agora, você não trabalha tanto no operacional e pode focar na inovação, administração e afins.

Fuga da zona de conforto: mesmo que tudo pareça estar alinhado, a sua empresa é como um organismo vivo, que precisa de análises, investimento, otimizações e mudanças. Não pare de criar ou empreender, a zona de conforto pode ser perigosa.

Caminhar sozinho: essa fase pode ser considerada solitária e bastante desafiadora, pois a sua empresa está em crescimento e nem sempre você terá a quem contar para ajudar nas decisões. Aqui, o foco é pensar em como aumentar o networking e não desistir.

A grande reviravolta: depois da chuva vem o arco-íris? Nessa jornada, após grandes desafios, observamos os retornos, pelo menos na maioria das vezes! Essa fase é aquela onde a sua marca alcança um novo patamar, seja devido a investidores, visibilidade ou outros fatores.

 

De que forma é possível obter sucesso?

Muitas pessoas dizem que o sucesso é apenas a consequência do trabalho duro e consistente, o que para nós também é uma grande verdade.

Para alcançar as suas metas, realizar sonhos e manter a sua empresa ativa e forte, é preciso trabalhar bastante, não ter medo de inovar, saber qual a hora certa de procurar ajuda e nunca desistir nas épocas mais difíceis.

De fato, empreender não é fácil, mas raramente outras pessoas irão atingir os mesmos níveis de sucesso que você, especialmente se continuarem fazendo mais do mesmo.

Continue por aqui e leia também sobre frases que você pode usar para fechar mais vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *