Por que é importante investir em logística?

Por que é importante investir em logística?

Investir em logística é uma prioridade em todo empreendimento que deseja incorporar  serviços de qualidade aos seus produtos.

Bons processos logísticos também são fundamentais para a economia dos custos operacionais, uma vez que colaboram para a organização dos ambientes, agilidade na movimentação de mercadorias e redução dos erros.

Em consequência, diminuem-se as devoluções, perdas e furtos, o que acaba resultando em mais lucratividade para o negócio.

Os investimentos em logística devem considerar o aprimoramento dos processos e tarefas nos diversos setores dessa área:

  • recebimento,
  • armazenamento,
  • movimentação,
  • expedição,
  • transporte.

Neste post apresentamos a importância de investir em logística e como isso pode ser realizado para que sua empresa alcance resultados positivos. Continue lendo e confira!

Por que investir em logística?

A área de logística é uma das mais importantes dentro de qualquer operação.

Cada vez mais o mercado valoriza os processos de logística, pois precisam que seus pedidos sejam atendidos levando-se em conta:

Para que isso ocorra, são necessários investimentos na área de logística que possam colaborar efetivamente para a concretização dos desejos dos clientes e na organização da operação interna da empresa.

Como investir em logística?

Os investimentos em logísticas precisam considerar os diversos procedimentos que envolvem essa área, portanto, deve-se:

Automatizar e organizar os processos de recebimento de mercadorias

A utilização de recursos tecnológicos para o recebimento de mercadorias ajuda a organizar e evitar que produtos não adquiridos por sua empresa sejam recebidos.

Possuir uma boa metodologia de conferência é evitar problemas que envolvem: 

  • devolução de artigos, 
  • inconsistências nos valores, 
  • erros, 
  • retrabalho para os ajustes.

Como resultado, diminuem-se os custos operacionais e organiza-se toda a operação para a entrada de itens para venda.

Armazenamento de qualidade

Organizar locais e métodos de armazenagem também é fundamental, pois evita perdas de mercadorias que podem ocorrer em função de datas de validade e deterioração de produtos.

Portanto, locais adequados para o armazenamento, bem como facilidades para encontrar os objetos podem ser resolvidos através de endereçamentos e processos automatizados nos depósitos.

Movimentação de produtos

Ainda no depósito, um dos grandes problemas está na movimentação dos produtos, seja para atender a uma linha de produção, abastecimento de lojas ou ainda para serem encaminhados para expedição de pedidos.

Novamente nesse caso, investir em logística é organizar os processos de forma que a movimentação ocorra com facilidade, sem erros e seja monitorada por sistemas e equipamentos que colaborem nos controles.

Expedição de produtos

As trocas de produtos e o envio de pedidos errados têm como resultado a insatisfação do cliente, transtornos e prejuízos.

Mais uma vez, o uso de ferramentas adequadas para evitar esse problema é essencial, já que todos os processos serão verificados e confirmados durante o processo de separação e expedição dos pedidos, evitando devoluções e custos adicionais.

Transporte e entrega dos pedidos

Por último, e fundamental para o sucesso de uma operação logística, está a qualidade do transporte, uma vez que de nada adianta toda uma organização interna se as entregas não estiverem no mesmo padrão de qualidade.

Buscar por parceiros que atendam com eficiência por custos que sejam viáveis não é tarefa fácil.

A melhor opção para também acertar no processo de transporte é contar com uma plataforma de fretes, na qual pode-se contratar serviços junto a centenas de transportadoras de qualidade, que são monitoradas e cumprem com suas obrigações de forma transparente.

Por isso você precisa conhecer a plataforma CARGOBR, onde é possível cotar e contratar os serviços de transporte a partir da internet com os melhores preços de mercado. Afinal, investir em logística é priorizar o crescimento da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *