* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Afinal, como investir em logística sem ter orçamento?

Afinal, como investir em logística sem ter orçamento?

Até mesmo para as menores empresas, investir em logística é fundamental para melhorar o seu atendimento e manter a melhor relação possível com os usuários.

Mas até mesmo empresas em crise, que estão com o orçamento realmente apertado precisam fazer isso? Sim. Pode até parecer que a logística seria mais um custo dentro tantas obrigações, mas a verdade é que ela é na verdade um grande investimento.

De fato, quando uma empresa está com o orçamento curto, quanto mais diminuir os seus custos, melhor. Por isso que demissões, diminuição de carga horária e cortes em setores como o de marketing podem ocorrer.

No entanto, mesmo no pior dos cenários, ao deixar de investir em logística, a empresa irá perder muito mais em curto prazo com os problemas que esse corte irá acarretar do que economizar.

Seja qual for o segmento da sua empresa, como uma pequena loja online ou um comércio pequeno da região, a logística é fundamental para o sucesso e manutenção do negócio, já que não envolve apenas entregas, mas também o estoque e a sua gestão.

Mas nem todos os gestores pensam assim e acabam por cortar o investimento nessa área, podendo sofrer grandes danos posteriormente.

Para ajudar você a entender a importância de investir na logística e como fazer isso mesmo com as contas no vermelho, criamos este post. Continue a leitura.

Por que investir em logística?

A logística é um setor complexo e fundamental para a administração e atendimento de uma empresa.

Ela tem como foco manter insumos e produtos em seus devidos lugares, bem como fazer o transporte deles com o maior índice de qualidade, gastando o menos possível.

Sendo assim, ela envolve a gestão do armazém, que por sua vez visa compreender quais produtos possuem mais saída, ao passo que aqueles que tendem a ficar parados por mais tempo, dentre outras questões.

Perceba que a logística está diretamente ligada com o setor de compras, vendas e marketing, trazendo insights ricos sobre o estoque, transporte de mercadorias, espaço disponível e itens que estão mais parados do que deveriam.

Sendo assim, investir em logística e em seus aparatos tecnológicos está longe de ser mais um custo para a empresa, mas uma necessidade que tornará os mais variados processos mais ágeis, corretos e mensuráveis.

Como fazer isso sem ter orçamento?

Como você deve estar pensando, investir em logística, mesmo que seja um investimento, não deixa de demandar parte do orçamento da empresa, que se estiver em crise pode sofrer um pouco.

No entanto, aqui está o segredo: é possível fazer isso mesmo sem ter orçamento e, claro, sem perder a qualidade. Veja a seguir.

Reduza custos

Para que você consiga reduzir custos, é preciso investir principalmente em tecnologia e treinamento das equipes.

Uma rota bem definida da sua frota de caminhões que realizam as entregas, por exemplo, economiza tempo e dinheiro gasto em combustível.

Já o rastreamento de cargas reduz custos no sentido de diminuir a chance de roubos e perda de carga, bem como o de desistência de clientes que querem saber do status do seu pedido em tempo real.

Outra forma de reduzir custos é automatizando processos que até então eram manuais e demandavam horas de realização e diversos colaboradores para isso.

Integre alguns departamentos

Com o orçamento enxuto, é preciso diminuir as despesas da sua empresa e uma das melhores formas para fazer isso é integrar departamentos e diminuir a quantidade de colaboradores em cada um.

Faça os cortes necessários e treine a equipe remanescente para aprender novos comandos e tarefas que irão auxiliar a empresa em diferentes frentes.

Tenha bons parceiros 

Rever os seus fornecedores e parceiros logísticos é fundamental para ter resultados ainda melhores dentro da logística, sem gastar a mais.

Sempre faça orçamentos, compare preços e veja a relação custo-benefício dos seus parceiros atuais. No final do mês, você irá sentir a diferença.

E aí, pronto para fazer sucesso com o seu investimento em logística? Continue por aqui e entenda como funciona o processo de redespacho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *