* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como usar um inventário de estoque de forma estratégica?

Como usar um inventário de estoque de forma estratégica?

Usar estrategicamente o inventário de estoque é fundamental em qualquer empresa.

É através dessa ferramenta que se torna possível avaliar as seguintes situações:

  • quantidade de unidades de materiais armazenados,
  • valor do estoque,
  • giro dos produtos,
  • produtos com baixa demanda,
  • condições das mercadorias.

A falta de controle é a grande responsável por prejuízos e problemas organizacionais de muitas empresas em todo o Brasil.

Na área logística, e mais particularmente nos estoques, essa situação infelizmente também é verdadeira.

Neste post apresentamos o inventário de estoque, sua importância e o quanto ele é estratégico para melhorar os resultados de sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como usar um inventário de estoque de forma estratégica?

O inventário de estoque é estratégico para qualquer empresa, pois, é através dele que se consegue tomar decisões assertivas, evitando produtos parados nos depósitos e outros em falta nas gôndolas.

Vamos conhecer o que deve ser feito para se obter ganhos com essa ação, melhorando os resultados operacionais e financeiros, além de diminuir custos:

Planeje as aquisições

O planejamento de aquisições de materiais é impossível de ser realizado sem informações que possam apontar a demanda e a utilização de cada mercadoria.

A partir da realização periódica do inventário de estoque, é possível conferir se os controles estão funcionando corretamente e tomar decisões que possibilitem grande margem de acerto nas aquisições, considerando movimentação e quantidade estocada.

Examine o volume de estoque

Examinar o volume de estoque, ou seja, contá-lo periodicamente, permite que problemas sejam localizados, como:

Compare preços

Um bom inventário de estoque permite que sejam realizadas comparações de preços dos materiais adquiridos, possibilitando análises e melhores negociações junto aos fornecedores.

Realize uma descrição detalhada dos produtos

As comparações de preços precisam considerar materiais similares, portanto, é importante que descrições detalhadas dos produtos armazenados sejam realizadas, como, por exemplo:

  • peso,
  • quantidade de unidades por caixa,
  • marca do material,
  • endereço de armazenamento,
  • detalhes específicos dos produtos.

Categorize os produtos

Outro cuidado fundamental diz respeito a categorizar os produtos.

Para isso, é fundamental separá-los, tanto no cadastro, definindo a categoria ou grupo que pertencem, como também fisicamente no depósito.

Essa ação melhora a organização do estoque e facilita a separação e movimentação das mercadorias, diminuindo erros e enganos.

Faça o inventário no momento adequado

A realização do inventário precisa acontecer em momentos apropriados, ou seja, quando a movimentação for pequena ou inexistente.

Para isso, é muito comum que as empresas optem por realizá-lo quando a empresa está fechada, sem entradas e saídas de mercadorias, e apenas com a presença dos profissionais envolvidos na tarefa.

Utilize a tecnologia

Não há como ter sucesso na área logística sem contar com a tecnologia a seu favor.

Para isso, são necessários:

  • bom sistema de gestão integrado com as outras áreas da empresa,
  • equipamentos que colaborem nas leituras dos produtos estocados,
  • instrumentos que ajudem na conferência das entradas e saídas de materiais.

Para se ter ideia do uso da tecnologia, atualmente já existem drones que realizam a contagem de estoque a partir da telemetria, ou seja, é possível em tempo real verificar os estoques e compará-lo com o registrados nos sistemas de gestão.

Outro bom exemplo é o que vem acontecendo no Hub de Barueri da CARGOBR. São 6 mil metros quadrados de depósito à disposição dos clientes que podem contar com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia.

Além de oferecermos as melhores opções de fretes através da nossa plataforma, colaboramos também na movimentação e transporte de mercadorias, agilizando processos e garantindo qualidade nas operações.

Agora que você sabe mais sobre inventário de estoque, assine nossa newsletter e receba outros posts interessantes ligados à área de logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *