* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Inteligência logística: um diferencial para impulsionar os resultados da sua empresa

Inteligência logística: um diferencial para impulsionar os resultados da sua empresa

Em um mundo cada dia mais competitivo, trabalhar na inovação, na mensuração constante e em otimizar os processos nas empresas se tornou necessidade. É por isso que surgiu a inteligência logística, um conjunto de ações que torna todo o processo de gestão de estoque e entregas mais assertivo e tecnológico.

Considerada até mesmo a receita de sucesso para muitas organizações, a utilização dessas técnicas permite que as empresas tenham novas possibilidades de negócio, atendam às novas necessidades dos clientes e obtenham maior competitividade no mercado.

Só em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, houve um crescimento de 400% no surgimento de e-commerces, que necessitam bastante de soluções inovadoras relacionadas ao gerenciamento de meios e materiais.

No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre a inteligência logística e o que pode mudar dentro da empresa ao se adotar essas novas tendências. Continue a leitura e fique por dentro desse tema.

O que é inteligência logística?

Por definição, esse termo caracteriza-se pelo compilado de habilidades e competências da empresa em conseguir diretrizes e respostas rápidas e eficientes perante questões cotidianas, de modo a atender às novas necessidades da logística brasileira.

Apesar do nome, o termo em questão engloba muitas outras questões, como as sociais, geográficas e econômicas, de modo a se obter dados sobre essas frentes, otimizando, assim, as decisões na organização.

Dessa forma, esse conjunto de diretrizes e novas formas de tomada de decisão permitem que a gestão obtenha um olhar mais analítico e crítico sobre qualquer acontecimento dentro e fora da empresa, de modo a promover a inovação.

Esta, inclusive, é um grande desafio para gestores que não se adaptaram a esse novo conjunto de ações e estratégias, já que é difícil compreender onde otimizar se não existem dados e nenhuma abordagem mais humanizada para isso.

Diferenciais da inteligência logística

Além da importância de compreender o conceito que estamos abordando, é essencial entender o que esse conjunto de processos pode agregar no cotidiano.

Planejamento

A inteligência logística permite que a empresa tenha maior facilidade em seu planejamento e tomada de decisões no dia a dia e no futuro, evitando, assim, possíveis imprevistos e problemas nas etapas de trabalho. 

Inovação

Ao adotar esse conjunto de práticas, a empresa gradativamente se tornará mais moderna, aberta a novas formas de trabalhar, assim como poderá automatizar processos e melhorar a forma de atender às demandas existentes.

Inteligência nas operações

Os clientes estão cada dia mais críticos, possuem necessidades novas de acordo com a inovação de seus nichos de atuação e do mercado em si.

Dessa forma, é imprescindível que as empresas também adotem novas formas de pensamento e ação para obter respostas a essas necessidades. 

Com a inteligência logística é possível um olhar mais amplo, alcançando resultados acima das expectativas.

Mensuração constante

Um fator muito interessante ao citar esse conjunto de práticas é a capacidade de mensurar todas as fases do trabalho com softwares, programas e indicadores de desempenho.

Dessa forma, os gestores podem analisar se o trabalho está fluindo corretamente ou se precisa de alguma alteração. 

Além disso, é possível verificar se existem os temidos gargalos de produção, que atrasam as etapas seguintes e, consequentemente, toda a demanda.

Redução de custos

Essa provavelmente é uma das vantagens que mais chamam a atenção das organizações, já que diminuir despesas em suas operações é uma busca constante.

A inteligência logística faz a diferença nessa questão, pois diminui a quantidade de erros, gargalos na produção, assim como estuda constantemente os gastos com produtos, a quantidade e a necessidade de tais despesas.

Inclusive, com a mensuração do trabalho, é muito mais fácil compreender o que pode ser melhorado e como fazer isso.

Percebeu como esse compilado de habilidades e competências podem fazer a diferença na sua empresa e nos processos internos? Aproveite para continuar por dentro de temas atuais e leia sobre os tipos de logística reversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *