inteligência emocional

Saiba porque a inteligência emocional é um fator determinante para o seu sucesso

A inteligência emocional é um fator determinante para todos aqueles que desejam alcançar o sucesso. 

O empreendedor do século XXI precisa mais do que apresentar um currículo mostrando suas especificações técnicas. Diante das constantes mudanças e pressão de um mercado competitivo, é preciso possuir também habilidades para resolver problemas com rapidez e eficiência, demonstrando calma e segurança. 

Prova disso é o resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo site de recrutamento CareerBuilder que ouviu mais de dois mil gestores e profissionais da área de recursos humanos. 

Para mais de 77% dos entrevistados as soft skills (inteligência emocional) são tão importantes quanto as qualificações técnicas de um candidato na hora da contratação. 

Saiba mais sobre a inteligência emocional lendo nosso post!

O que é inteligência emocional?

Por certo você já presenciou pessoas super inteligentes, definidas com temperamento forte e com dificuldades para lidar com as emoções.

Isso quer dizer que muitas vezes alguém muito inteligente (alto QI) pode ter deficiência de inteligência emocional, IE.

Foi o psicólogo e PhD em Harvard/EUA Daniel Goleman quem chamou a atenção para essa habilidade e a tornou popular, quando em 1995 lançou um livro intitulado Inteligência Emocional. 

Goleman é considerado o pai da IE e a define como a capacidade que uma pessoa tem de identificar os próprios sentimentos e os alheios, sabendo como gerenciá-los adequadamente.

Dessa forma podemos resumir que a inteligência emocional é a capacidade de identificar e controlar as próprias emoções e as das pessoas que convivem conosco.

Os pilares da inteligência emocional

Em seu livro, Goleman menciona que existem cinco habilidades fundamentais que são consideradas os pilares da IE, que são:

  • conhecimento das próprias emoções,
  • controle sobre elas,
  • automotivação,
  • empatia,
  • relacionamento interpessoal.

Você pode perceber que o trajeto se inicia pelo autoconhecimento e que o conjunto dessas habilidades é essencial para o sucesso de um relacionamento ou empreendimento. 

O empreendedor, líder ou colaborador que não se conhece e não consegue controlar suas emoções tende a ficar desesperado e desorientado, o que o leva a agir e decidir impulsivamente.

Por que ela é determinante para o seu sucesso?

Independentemente se for um líder, colaborador ou um empreendedor cada vez mais o mercado exige profissionais emocionalmente preparados. 

Aquele que desenvolve essa capacidade consegue manter o controle das emoções na hora da pressão, estresse e frustração sem perder a motivação e se torna mais flexível, empático e compreensivo em relação aos outros, não tomando decisões movido por impulsos ou reagindo de forma inadequada ou desproporcional. 

Também reconhece que seus companheiros são passíveis de erro, assim como ele próprio.

Outro ponto que deve ser destacado é a automotivação. 

Pessoas inteligentes emocionalmente são motivadas e trabalham mais determinadas em busca daquilo que acreditam e motivam todos ao seu redor. 

Proporcionam segurança ao ambiente de trabalho, permitindo que todos os membros se expressem e sintam-se confiantes para tomar decisões e enfrentar desafios, superando os obstáculos que surgirem. 

A inteligência emocional é um fator determinante para o sucesso, pois diz respeito sobre a personalidade da pessoa, seu jeito de ser, trabalhar e se comportar com as pessoas ao redor. 

Agora que você já sabe porque a inteligência emocional é importante para o seu sucesso, confira quais são os maiores desafios do empreendedorismo no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *