* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Inteligência emocional em vendas: aumente seus resultados!

Inteligência emocional em vendas: aumente seus resultados!

Ao falar em vendas, muitas pessoas pensam em técnicas de persuasão, assim como dicas de como conseguir mais clientes, mas raramente abordam a inteligência emocional.

Muito importante na vida pessoal, para que as relações consigo mesmo e com as outras pessoas seja mais saudável e prazerosa, ela também é fundamental dentro do mercado de trabalho para obter melhores resultados.

Provavelmente você deve estar se questionando sobre o que se trata essa qualidade e, até mesmo, de que forma ela pode ser relacionada a algo aparentemente tão distante, como as vendas.

No entanto, saiba que as vendas estão amplamente ligadas à forma como o vendedor se comunica com cliente, muito mais, inclusive, do que números ou estatísticas. A gente sabe que os indicadores são fundamentais, mas eles não possuem a empatia e a subjetividade de um ser humano.

Entenda neste post um pouco mais sobre inteligência emocional, seus níveis e como ela pode ser aplicada nas vendas, trazendo resultados surpreendentes. 

O que é inteligência emocional?

Para falar de inteligência emocional, pegamos a definição do Daniel Goleman, psicólogo americano considerado a maior referência no setor.

Segundo ele, esse conceito pode ser entendido como a capacidade de reconhecer os seus sentimentos e também o de outras pessoas.

Assim, é possível lidar corretamente com o que sente e com o outro também.

Ter inteligência emocional é ter empatia e saber lidar com as emoções de todos sem deixar se afetar ou levar.

Quais os níveis da inteligência?

A inteligência, de forma geral, está dividida em alguns níveis. 

Essa soft skill pode ser entendida através desses indicadores:

Inteligência Inata (QI): 

A inteligência inata é aquela que nasce com a gente e é medida pelo QI. Quem tende a ter números maiores possui maior facilidade no aprendizado.

Inteligência Adquirida (IA): 

É a inteligência que conquistamos ao longo da vida, com aprendizados, cursos, faculdades e até mesmo na vivência.

Inclusive, quem tem um QI alto, mas não faz questão de aprender mais e se desenvolver, pode estar abaixo daquele que continua aprendendo e tem uma IA alta, já que ele está em constante busca para aumentar sua capacidade.

Inteligência Tecnológica (IT): 

É a inteligência que permite conhecer mais sobre tecnologia e inclui-la no seu dia a dia, de forma a facilitar processos e etapas das vendas, inclusive.

Inteligência Emocional (IE): 

É o ato de perceber, interpretar e gerenciar nossas emoções, assim como compreender mais as das pessoas ao redor. Nas vendas, em especial os clientes e colegas de trabalho.

Como aplicar a inteligência emocional nas vendas?

Você já pode ter notado que a inteligência emocional é de extrema importância, principalmente por também ser considerada um ato de empatia perante os clientes e também uma forma de sair na frente por entender mais as pessoas.

Ao ter uma inteligência emocional aplicada em vendas, o colaborador consegue identificar diversos aspectos que deixam claras as emoções de seus clientes, podendo agir de acordo com elas.

Se, por exemplo, o cliente está com medo que determinada solução fracasse, é papel do vendedor conseguir enxergar isso e trabalhar essa objeção, trazendo argumentos que possam tranquilizá-lo e cases de sucesso, de forma a obter mais confiança e maiores chances de vender.

Já pensou em como essa virtude pode fazer toda a diferença dentro e fora da empresa? Perceba que o que parece mero detalhe pode ser um aspecto fundamental para o seu sucesso. Por falar nisso, continue por aqui e leia também sobre três modelos de mensagens de pós-vendas para você enviar aos seus clientes e ter melhores resultados.

2 thoughts to “Inteligência emocional em vendas: aumente seus resultados!”

    1. Sempre postando informações que só vem agregar
      Eu tenho cada vez aprendido com Cargoblog
      Sou grato por seguir vocês um grande abraço a todos
      Que faz parte dessa equipe maravilhosa
      da CargoBrblo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *