* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Indústria varejo e e-commerce

Indústria, varejo e e-commerce integrados

A globalização e a expansão da internet modificaram completamente a relação entre a indústria e o comércio.

A busca pela diminuição dos custos, bem como a tecnologia trabalhando a favor dos negócios, facilitaram o relacionamento entre o cliente, o varejo que faz a distribuição dos produtos e a indústria que os produzem.

O relacionamento entre os diversos canais e segmentos, a partir do e-commerce, já é uma realidade e é extremamente necessário.

Nesse post você vai saber sobre as integrações existentes e necessárias entre a indústria, o varejo e o e-commerce, bem como a logística por trás desses relacionamentos. Continue lendo e confira!

Integração da indústria e varejo

A indústria que é responsável pelo desenvolvimento e produção dos bens de consumo, peças e equipamentos, se aproxima cada vez mais do cliente final.

A tecnologia permitiu que novos relacionamentos comerciais fossem possíveis e há algum tempo sistemas integrados colaboram na diminuição de custos e na melhora dos serviços, agilizando processos e atendendo o mercado com mais eficiência.

A integração dos processos entre as indústrias, a partir de contratos de fornecimento de matéria-prima, bem como relacionamentos diretos com distribuidores, atacadistas e varejo impulsionam o mercado consumidor.

Com isso, todas as áreas se alavancam e promovem grandes negociações, movimentando o mercado e criando um grande diferencial junto ao consumidor final.

Vantagens para a indústria

A indústria se beneficia dessa integração, pois, fecha contratos com grandes redes varejistas que garantem maior movimentação comercial.

Empresas que atuam no mercado digital, por meio de lojas virtuais (e-commerce), comercializam milhares de produtos todos os dias, criando também uma demanda sem precedente para a indústria.

Acordos são fechados entre indústrias e empresas do varejo, apoiados pela tecnologia que possibilita previsões de faturamento com grande precisão, identificando, inclusive, os produtos mais comercializados.

Vantagens para o comércio

Lojas abastecidas no tempo certo e centros de distribuição que recebem os produtos das indústrias, a partir da demanda gerada, garantem a entrega ao consumidor final, diminuem estoques e facilitam a logística.

Os e-commerces criaram uma característica no cliente final distinta do mercado local, esse passou a aceitar um tempo maior entre a compra do produto e a entrega.

Além disso, as vendas realizadas por meio do e-commerce criaram hábitos no mercado consumidor que até então não existiam, como, por exemplo, avaliar o produto, utilizar buscadores de preços e a compra sem intermédios de vendedores.

Também desmistificou o pagamento antecipado e a espera para receber os produtos.

O transporte e o frete como parte essencial da cadeia integrada

Como não poderia ser diferente, a importância da logística e dos transportes é fundamental para o sucesso das operações integradas.

Os serviços de logística são importantes porque garantem, tanto para a indústria como para o comércio, o abastecimento e a entrega em tempo hábil dos produtos aos clientes e, consequentemente, a satisfação deles.

Novamente a tecnologia se faz presente, criando uma operação onde todos os participantes (indústria, comércio, logística) podem acompanhar em tempo real as etapas do frete.

Afinal de contas, a partir da compra realizada pelo consumidor, por meio do e-commerce, um processo eletrônico para atender o seu pedido é disparado, envolvendo todos os canais para o sucesso da operação, inclusive, as transportadoras e intermediadoras.

O que parecia ser impossível, hoje é uma realidade e funciona com precisão, movimentando milhões de reais todos os meses e distribuindo produtos por todo o país.

A CARGOBR tem participação decisiva nesse processo, oferecendo, através de sua plataforma eletrônica, as melhores opções de frete e transportes nos mais diversos modais e para todo o país.

Consulte o site e faça agora mesmo uma cotação, comprovando a capacidade de serviços oferecidos que atende grandes indústrias, distribuidoras e lojas eletrônicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *