* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
indicadores de entrega

Indicadores de entrega: quais os mais importantes?

Toda empresa precisa medir e saber como andam os serviços da área de logística e, em especial, qual a satisfação dos clientes com relação às entregas. Para isso, acompanhar os indicadores de entrega é fundamental.

A maioria dos clientes quando não está satisfeita com o serviço prestado, não reclama para a empresa que o prestou, mas, sim, divulga entre amigos e conhecidos o problema ocorrido.

Isso é negativo para o negócio, pois, além da insatisfação e da não correção do possível problema, o nome da empresa corre o risco de ser mal visto pelo mercado.

A partir do conhecimento prévio dos problemas, que podem ser averiguados através de indicadores, soluções podem ser implantadas e mudanças nos processos de entrega são aperfeiçoados para a satisfação do cliente.

Esse artigo irá apresentar os principais indicadores de entrega e sua importância para o sucesso do negócio. Continue lendo e confira!

O que são indicadores de entrega?

Indicadores de entrega consistem na mensuração e acompanhamento dos processos que envolvem essa atividade junto a seus clientes.

Muitas vezes, a falta de averiguação dos resultados pode prejudicar o processo e, consequentemente, o seu negócio. 

A logística precisa ser encarada como uma estratégia competitiva para sua empresa.

Não há como verificar se os processos estão corretos se não forem medidos, por isso, a importância dos indicadores de entrega. 

A ação de avaliar resultados faz parte da gestão logística e é fundamental para o sucesso da operação.

Os principais indicadores de entrega são:

Entregas atrasadas

Levantar o percentual de entregas atrasadas é importante para a verificação da qualidade dessa operação junto ao mercado.

Para alcançar esse percentual, relacione todos os pedidos com as datas prometidas para a entrega e verifique quais deles atrasaram. 

Transformando as entregas atrasadas em um valor percentual, verifique se o resultado está dentro daquilo que sua empresa considera tolerável e das metas estabelecidas.

Caso esse número esteja acima, é importante verificar onde está o problema e buscar uma solução para reverter a situação.

O objetivo é diminuir ao máximo esse percentual, para, assim, aumentar a satisfação do cliente.

Devolução de mercadorias

O indicador de devolução de mercadorias é outro fator importante a ser medido em sua empresa. 

Nesse caso, deve-se observar o motivo da devolução. 

Basicamente, existem dois motivos para isso:

  • As caixas e os produtos estão avariados;
  • As mercadorias estão em desacordo com o pedido.

Novamente deve existir um percentual de tolerância que leva em consideração algum erro passível de ocorrer.

Se esse número ultrapassar o desejado, é necessário chamar as equipes responsáveis para corrigir os problemas e diminuir o índice apontado.

Tempo de espera para a resolução do problema

O indicador que trata do tempo de espera para que um problema seja resolvido é outro número importante que precisa ser mensurado.

A partir de determinado problema, deve-se saber quanto tempo leva para que a situação seja resolvida e os produtos possam continuar o processo de viagem e entrega.

Medir esse tempo é importante, pois, ele irá demonstrar a capacidade de resolução por parte da sua equipe de logística.

Esse indicador apresenta ainda a necessidade de implantação de soluções de contingência e a preparação da equipe para fatos inesperados. 

Novamente levando-se em conta um prazo de tolerância dentro de determinado limite, o que passar desse índice deve ser avaliado.

Existem ainda muitos outros indicadores de entrega, no entanto, se sua empresa conseguir implantar os apresentados, estará passos à frente com relação à satisfação do cliente.

Diminuir os erros e melhorar os indicadores fazem parte dos objetivos da área de logística e trabalhar para isso exige dedicação, planejamento e acompanhamento de todos os processos.

A CARGOBR trabalha com transportadoras dedicadas na prestação dos melhores serviços de logística, preocupadas em melhorar o desempenho e aptas para atender a seus clientes.

Conheça a plataforma da CARGOBR acessando o site e faça uma cotação gratuita. Nela sua empresa tem acesso as melhores transportadoras do país e serviços de entrega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *