* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Quais os melhores indicadores de desempenho logístico para transporte?

Quais os melhores indicadores de desempenho logístico para transporte?

Existem muitos indicadores de desempenho logístico para transporte, mas alguns deles precisam fazer parte do cotidiano do seu negócio!

Por mais que seus produtos tenham qualidade, é fundamental que a logística da sua empresa apresente serviços que atendam com excelência os clientes.

Cada vez mais o mercado se torna exigente com relação ao recebimento das mercadorias adquiridas, seja uma pessoa física que adquire um produto em um e-commerce ou uma indústria, ou loja que precisa de exatidão no processo de entrega para poder dar continuidade a sua operação.

Os fornecedores que não conseguem se adequar às exigências do mercado são excluídos do processo e substituídos por aqueles que oferecem serviços de transporte de qualidade.

Nesse post apresentamos os indicadores de desempenho logístico para transporte que precisam ser avaliados por sua empresa para a satisfação dos seus clientes. Continue lendo e confira!

O que são indicadores de desempenho logístico para transporte?

Os indicadores de desempenho logístico para transporte são os medidores utilizados para verificar se sua empresa atende com qualidade os seus clientes no que se refere à entrega de mercadorias.

A entrega das mercadorias consiste em uma série de ações e fases que determinam a qualidade dos serviços, garantindo a satisfação dos clientes ou reclamações, ou ainda cancelamento de pedidos, trocas de mercadorias e prejuízos na operação.

Dentre os diversos indicadores, três deles são fundamentais para a avaliação dos resultados logísticos, vamos a eles:

Cumprimento dos prazos e eficiência no atendimento

O indicador para o cumprimento de prazos e eficiência está associado ao sentimento do cliente com relação ao transporte realizado.

Ele é dividido em duas questões a serem respondidas pelo cliente:

  • O prazo de entrega das mercadorias ficou dentro do estabelecido quando do fechamento do pedido?
  • As mercadorias chegaram intactas e de acordo com o que foi solicitado?

Observa-se que esse indicador é o grande responsável pela satisfação do cliente, pois se as duas respostas foram positivas, a sua operação de transporte vai muito bem.

Ciclo de tempo entre o pedido e a expedição das mercadorias

Dentre os indicadores de desempenho logístico para transporte, a medição do ciclo de tempo entre o pedido e a expedição também é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Medir esse tempo pode ajudar na localização de processos que travam a operação, uma vez que a partir da entrada de um pedido, normalmente, as seguintes operações são realizadas:

  • conferência do pedido,
  • análise de crédito do cliente,
  • avaliação dos estoques,
  • faturamento,
  • separação das mercadorias,
  • expedição.

Como se observa, são inúmeras ações, cada qual com suas particularidades e cuidados específicos, que envolvem as operações pré-transporte.

Esse ciclo de tempo precisa de agilidade, pois após o processo de expedição, existe a viagem e a entrega, que demandam mais tempo.

Ciclo de tempo entre o pedido e a entrega dos produtos

Esse indicador é parecido com o apresentado anteriormente, no entanto, inclui também os processos que ocorrem após a expedição do pedido.

Portanto, envolve os serviços de transporte e sua avaliação também é feita a partir da visão do cliente.

O objetivo da empresa deve ser o de diminuir os prazos sem comprometer a qualidade dos serviços, portanto, as datas estabelecidas para a entrega precisam considerar a distância entre sua empresa e o endereço do destinatário.

Existem outros indicadores de desempenho que são interessantes, no entanto, os três apresentados colaboram para uma visão geral que envolve a satisfação dos clientes e os pontos a serem trabalhados para a correção de problemas.

Agora que você já conhece os indicadores de desempenho logístico para transporte e deseja melhorar a qualidade dos serviços prestados, conheça a plataforma CARGOBR e acesse as melhores opções de entregas de pedidos para todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *