* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como incentivar a equipe de vendas?

Como incentivar a equipe de vendas?

A sua equipe de vendas passa diariamente por estresse, cobrança, metas a cumprir, clientes a contatar e muitos outros outros fatores desafiantes.

No final do dia, muitos dos seus vendedores querem apenas chegar em casa, desligar-se do trabalho e relaxar o máximo que podem, para que no dia seguinte possam entregar os resultados almejados.

Ao passar do tempo, é comum que com tanta pressão, busca por resultados e cobranças a sua equipe comece a ficar desmotivada, o que aumenta a rotatividade e diminui a produtividade, bem como torna o clima empresarial mais pesado.

De fato, o ambiente de trabalho não deve ser um local para brincadeiras ou descontração acima do limite, mas é preciso entender que a sua equipe é formada por seres humanos com dores, sonhos, necessidades e muitos outros pontos que merecem atenção.

Sendo assim, encontrar formas de incentivar os seus vendedores é fundamental tanto para a vida pessoal deles, que terá menos estresse e preocupações, como dentro da empresa, onde poderão trabalhar mais felizes e apresentando os resultados esperados.

Se você acha que é necessário fazer grandes investimentos, como viagens internacionais e festas em buffets, saiba que com atitudes bem mais em conta é possível deixar as suas equipes motivadas e com aquele brilho nos olhos.

Entenda neste post como fazer isso e porque é tão importante se atentar a esse ponto quando se fala na equipe de vendas.

Por que incentivar a equipe de vendas?

Desde os ambientes de trabalho de grandes multinacionais com centenas de colaboradores até aqueles de pequenas empresas, com equipes que dá para contar nos dedos, é preciso se atentar ao engajamento dos seus vendedores.

Mesmo que eles estejam sendo pagos para realizarem as suas tarefas dentro da organização, é necessário demonstrar a cada dia que para você eles não são só números e que o trabalho deles realmente importa para o sucesso da empresa.

Além disso, incentivos, bonificações e até mesmo uma jornada de trabalho mais flexível pode fazer com que as equipes possam se sentir mais engajadas, de forma a melhorar a eficiência e diminuir a rotatividade e problemas de comportamento.

Como fazer isso?

Agora que você sabe o quanto é importante dar uma atenção maior para a sua equipe de vendas, veja algumas atitudes que podem ser feitas para tornar os seus colaboradores mais satisfeitos dentro do ambiente de trabalho, o que torna a sua empresa mais respeitada.

Promovendo o home office

A pandemia de COVID-19 que atingiu o mundo em 2020 mostrou na prática que milhares de empresas não precisam manter os seus escritórios presenciais. Com as ferramentas certas, organização e softwares adequados, é possível trabalhar de casa.

Além de economizar diversos recursos, como combustível, contas, aluguel e muito mais, torna a vida do colaborador mais confortável. Em vez de acordar mais cedo, preparar-se, pegar trânsito e estressar-se, o colaborador pode descansar mais e trabalhar em casa.

Dessa forma, o estresse é menor e a qualidade de vida da sua equipe de vendas se torna muito mais satisfatória e o horário de trabalho pode ser melhor gerenciado e flexível.

Consequentemente, você terá equipes mais descansadas e felizes.

Investindo em bonificações

As bonificações podem ser em forma de dinheiro, folga, presentes ou qualquer outro ponto motivacional que faça sentido para a sua área de atuação.

Elas podem ser dadas por motivos diferentes, como bater metas, atender determinada quantidade de clientes ou até mesmo ter uma ótima relação no setor de reclamações ou conversão.

Criando planos de carreiras

Um dos maiores fatores que tornam os seus colaboradores desanimados com a sua gestão é saberem que não possuem espaço para crescimento profissional na empresa.

Não é raro encontrar pessoas que estão há anos em uma mesma posição, sem ter ideia de que forma podem se desenvolver e crescer dentro do empreendimento.

O plano de carreira vai muito além de cargos maiores e aumento de salário. A sua equipe de vendas quer treinamento, atenção e feedbacks construtivos, para que possam evoluir todos os dias.

Agora que você sabe disso, aproveite para continuar por aqui e ler também as nossas dicas para reduzir custos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *