* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual a importância do Drop Size?

Qual a importância do Drop Size?

Cada vez mais é necessário medir desempenhos e ajustar processos para a obtenção de resultados. O Drop Size é um indicador que apresenta o tamanho do pedido dos seus clientes.

Esse indicador de desempenho mostra de que maneira o seu cliente faz as compras e quais efeitos provoca na sua área de logística com relação à:

  • movimentação interna de materiais,
  • separação de produtos,
  • quantidade de entregas realizadas.

A partir desse cálculo fica fácil localizar quais os clientes que exigem maiores esforços da sua empresa, o que, consequentemente, gera mais custos operacionais.

Com essa informação, medidas podem ser tomadas para correção da situação e melhora na lucratividade da operação.

Neste post apresentamos o Drop Size, como se calcula e quais são os melhores índices a serem conquistados junto a cada cliente. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

O que é Drop Size?

Drop Size é um indicador pouco usado no Brasil, mas que apresenta a realidade da movimentação que os clientes representam nos processos logísticos da sua empresa.

Seu empreendimento, como fornecedor, deseja que os clientes façam compras em quantidades maiores, aumentando o ticket médio dos pedidos e facilitando o processo de entrega na área de logística.

Por outro lado, sua empresa, como cliente, realiza as compras baseada no giro das mercadorias e nas necessidades de estoque que atendam a sua demanda.

Portanto, busca criar estoques suficientes para atender as necessidades, sem armazenar grandes quantidades, diminuindo o espaço de estocagem e reduzindo custos.

São duas situações e visões diferentes, a partir do contexto em que você se coloca (como comprador ou vendedor).

O cálculo do Drop Size

Para calcular o Drop Size, ou seja, o tamanho de entrega, são necessárias duas informações:

  • peso da nota fiscal do pedido a ser entregue,
  • quantidade de entregas para o mesmo cliente em determinado período.

Fórmula:

Drop Size = peso da nota fiscal / quantidade de entregas.

Quanto maior esse valor, menor é o custo da sua operação. Vamos apresentar dois exemplos que demonstram esse índice.

Exemplo 1:

Supondo que o peso da nota fiscal a ser entregue ao cliente seja de 1.200 kg e que nos últimos 30 dias foram realizadas 10 entregas.

Drop Size = 1.200 / 10

Resultado: 120

Exemplo 2:

Nesse exemplo, onde utilizaremos o mesmo peso, porém com 5 entregas realizadas no mesmo período, teremos:

Drop Size = 1.200 / 5

Resultado: 240

No primeiro exemplo fica nítido que as operações internas da área de logística são maiores e consomem mais recursos do que na segunda situação. 

Isso significa que, aparentemente, a lucratividade da operação é menor. 

Tome cuidado: esse indicador não pode ser visto de maneira isolada. Há muitos casos onde fazer mais entregas durante um período, ainda que com peso maior, é mais adequado e proveitoso.

Por isso, use-o de acordo com a sua realidade empresarial e logística.

Como melhorar os resultados

Note que quanto maior o valor do indicador, melhor o resultado obtido, uma vez que se utilizando os exemplos, o primeiro caso exige mais da operação, se comparado ao segundo.

Todos os custos são dobrados, pois, o cliente exige mais viagens, o que gera mais desgaste, esforço e recursos para o atendimento.

Para conhecer o comportamento de cada cliente, deve-se criar um histórico do Drop Size, onde o acompanhamento é essencial.

Uma das formas de corrigir essa situação é conversar com o cliente e solicitar um aumento nas quantidades compradas em cada pedido, o que irá diminuir o número de entregas realizadas.

No entanto, lembre-se que do outro lado estará uma empresa que também tem seus objetivos e talvez não aceite a proposta apresentada. Vale, então, uma negociação para encontrar alternativas e atender aos interesses das duas partes.

Conhecer os processos e compreender o porquê dos resultados é fundamental para toda empresa que busca se organizar e trabalhar com um alto padrão de qualidade.

Agora que você conhece e sabe da importância da aplicação do Drop Size, continue conosco e leia nosso post que apresenta a logística industrial e a sua importância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *