Cada vez mais é necessário medir desempenhos e ajustar processos para a obtenção de resultados. O Drop Size é um indicador que apresenta o tamanho do pedido dos seus clientes.
Esse indicador de desempenho mostra de que maneira o seu cliente faz as compras e quais efeitos provoca na sua área de logística com relação à:
- movimentação interna de materiais,
- separação de produtos,
- quantidade de entregas realizadas.
A partir desse cálculo fica fácil localizar quais os clientes que exigem maiores esforços da sua empresa, o que, consequentemente, gera mais custos operacionais.
Com essa informação, medidas podem ser tomadas para correção da situação e melhora na lucratividade da operação.
Neste post apresentamos o Drop Size, como se calcula e quais são os melhores índices a serem conquistados junto a cada cliente. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!
O que é Drop Size?
Drop Size é um indicador pouco usado no Brasil, mas que apresenta a realidade da movimentação que os clientes representam nos processos logísticos da sua empresa.
Seu empreendimento, como fornecedor, deseja que os clientes façam compras em quantidades maiores, aumentando o ticket médio dos pedidos e facilitando o processo de entrega na área de logística.
Por outro lado, sua empresa, como cliente, realiza as compras baseada no giro das mercadorias e nas necessidades de estoque que atendam a sua demanda.
Portanto, busca criar estoques suficientes para atender as necessidades, sem armazenar grandes quantidades, diminuindo o espaço de estocagem e reduzindo custos.
São duas situações e visões diferentes, a partir do contexto em que você se coloca (como comprador ou vendedor).
O cálculo do Drop Size
Para calcular o Drop Size, ou seja, o tamanho de entrega, são necessárias duas informações:
- peso da nota fiscal do pedido a ser entregue,
- quantidade de entregas para o mesmo cliente em determinado período.
Fórmula:
Drop Size = peso da nota fiscal / quantidade de entregas.
Quanto maior esse valor, menor é o custo da sua operação. Vamos apresentar dois exemplos que demonstram esse índice.
Exemplo 1:
Supondo que o peso da nota fiscal a ser entregue ao cliente seja de 1.200 kg e que nos últimos 30 dias foram realizadas 10 entregas.
Drop Size = 1.200 / 10
Resultado: 120
Exemplo 2:
Nesse exemplo, onde utilizaremos o mesmo peso, porém com 5 entregas realizadas no mesmo período, teremos:
Drop Size = 1.200 / 5
Resultado: 240
No primeiro exemplo fica nítido que as operações internas da área de logística são maiores e consomem mais recursos do que na segunda situação.
Isso significa que, aparentemente, a lucratividade da operação é menor.
Tome cuidado: esse indicador não pode ser visto de maneira isolada. Há muitos casos onde fazer mais entregas durante um período, ainda que com peso maior, é mais adequado e proveitoso.
Por isso, use-o de acordo com a sua realidade empresarial e logística.
Como melhorar os resultados
Note que quanto maior o valor do indicador, melhor o resultado obtido, uma vez que se utilizando os exemplos, o primeiro caso exige mais da operação, se comparado ao segundo.
Todos os custos são dobrados, pois, o cliente exige mais viagens, o que gera mais desgaste, esforço e recursos para o atendimento.
Para conhecer o comportamento de cada cliente, deve-se criar um histórico do Drop Size, onde o acompanhamento é essencial.
Uma das formas de corrigir essa situação é conversar com o cliente e solicitar um aumento nas quantidades compradas em cada pedido, o que irá diminuir o número de entregas realizadas.
No entanto, lembre-se que do outro lado estará uma empresa que também tem seus objetivos e talvez não aceite a proposta apresentada. Vale, então, uma negociação para encontrar alternativas e atender aos interesses das duas partes.
Conhecer os processos e compreender o porquê dos resultados é fundamental para toda empresa que busca se organizar e trabalhar com um alto padrão de qualidade.
Agora que você conhece e sabe da importância da aplicação do Drop Size, continue conosco e leia nosso post que apresenta a logística industrial e a sua importância!