* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
tecnologia na logística

A importância da tecnologia na logística

É impossível imaginar uma transportadora sem controles automatizados. Hoje, a utilização da tecnologia na logística como ferramenta de apoio é fundamental para o desenvolvimento das tarefas.

O mercado, a partir das ferramentas tecnológicas disponibilizadas, criou expectativas que exigem qualidade, eficiência e agilidade nos processos, inclusive nas áreas que envolvem a logística.

Diante disso, a utilização da tecnologia na logística passou a ser uma obrigação das empresas e não mais um diferencial ou uma oferta de serviços adicionais. O mercado deseja monitorar e saber onde está o produto que adquiriu.

Portanto, a tecnologia é uma necessidade básica para atender a demanda do mercado que a cada dia é mais exigente.

Continue lendo e entenda mais a respeito da importância da tecnologia na logística.

A importância na integração das informações

“Informação é tudo”, essa pequena frase tão conhecida no mundo dos negócios, é mais verdadeira do que se possa imaginar.

Informação é o conjunto de dados que integrados, processados e organizados trazem a realidade do que está acontecendo.

Mas, as informações geradas a partir dos dados, além de confiáveis e precisas, devem também estar disponíveis para todas as áreas envolvidas nos processos logísticos.

A recepção de materiais precisa saber a programação de entradas de mercadorias com datas, quantidades, valores e detalhes da negociação, portanto, integrada com a área de compras.

Já a área de armazenamento precisa de informações a respeito da utilização do material estocado, conhecer o planejamento produtivo (numa indústria, por exemplo) e organizar e facilitar a retiradas das mercadorias, trata-se da integração com vendas ou produção.

Isso se chama integração das informações e sem processos automatizados e organizados, através de ferramentas tecnológicas, é impossível fazer com que a área de logística possa desenvolver suas tarefas de maneira automática e com qualidade.

A tecnologia na logística é vital, pois, são inúmeros os fatores que envolvem controles e organização, sob pena de grandes prejuízos e sérios problemas nos casos de erros.

Processos automatizados

A automação dos processos colabora na organização das funções e tarefas de todos os envolvidos, bem como contribui para a diminuição de erros, o que, consequentemente, significa redução de custos.

São muitos detalhes e pormenores na área de logística, que exigem controles automatizados para viabilizar a operação.

Os recursos disponíveis hoje em termos de tecnologia na logística possibilitam controles precisos, qualidade nos serviços, agilidade nos processos e segurança para o cliente final.

Os leitores de códigos de barras e etiquetas RFID, utilizados na coleta, estoque e expedição de mercadorias, facilitam a localização e evitam erros, registrando a entrada, armazenagem e saída dos produtos.

Impressoras para emissão de etiquetas, sistemas para controle de estoques, que geram relatórios estatísticos na movimentação de mercadorias, são fundamentais para a tomada de decisão por parte dos gestores.

Mas, muito além desses controles, essas ferramentas são responsáveis na alimentação de sistemas de rastreamento, que podem identificar todo o trajeto percorrido por qualquer produto, identificando possíveis problemas no transporte.

Sistemas e tecnologia na logística

Atualmente, conceitos de integração estabelecem a troca de informações entre a empresa que permite que ações sejam tomadas sem a interferência humana.

Bons exemplos são observados nas grandes indústrias montadoras que recebem matéria-prima de seus fornecedores em datas e horários estabelecidos a partir do acompanhamento e sinalização de sistemas automatizados.

Quantidades corretas para consumo ou distribuição, produtos entregues em tempo hábil e fácil localização de cargas e mercadorias são sinônimos de economia. Isso só é possível com a colaboração da tecnologia.

Internet, confiabilidade e segurança

Atualmente, sistemas e equipamentos instalados nos veículos, permitem ao usuário autorizado, o acompanhamento e monitoramento de determinada mercadoria. O que prova o sucesso da tecnologia na logística e nos processos de transporte.

A internet possibilita, a partir do sistema de controle logístico, informações a respeito de determinada encomenda e o status em que se encontra os produtos.

Isso, sem dúvida, traz confiabilidade ao processo e segurança ao cliente, que monitora a situação e movimentação do produto adquirido.

A tecnologia na área de logística evita fraudes, perdas, sonegação, extravios e economia a todos os envolvidos.

A CARGOBR acredita e investe em tecnologia, disponibilizando ao mercado uma plataforma que possibilita a contratação dos melhores serviços de logística de acordo com as necessidades individuais de cada cliente.

Confira a plataforma e faça gratuitamente uma cotação de frete, acessando o site e conhecendo nossas possibilidades.

One thought to “A importância da tecnologia na logística”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *