* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
pesquisa de satisfação

A importância da pesquisa de satisfação para e-commerce

Muitas empresas utilizam a pesquisa de satisfação para medir a qualidade de seus produtos e serviços.

Através das informações passadas pelos clientes, é possível localizar problemas, erros e, mais do que isso, compreender o que os consumidores pensam a respeito da qualidade das ações realizadas por sua empresa.

A média obtida na pesquisa indicará se o seu negócio está no caminho certo ou se medidas precisam ser tomadas para correções e ajustes.

Para as lojas virtuais esse processo é ainda mais valioso, pois, na maioria das vezes, as mercadorias são enviadas através de transportadoras que representam a sua marca quando entregam o produto ao seu cliente.

Ou seja, a área de transporte da empresa, normalmente, é terceirizada e o acompanhamento e monitoramento desses serviços precisam ser constantes para garantir bom atendimento e qualidade.

Esse artigo apresenta a importância da pesquisa de satisfação para as lojas virtuais, que possibilita a aproximação dos clientes e, ao mesmo tempo, uma avaliação a respeito da sua empresa sob a ótica do mercado. Continue lendo e confira!

Como fazer a pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação deve estar à disposição dos clientes a qualquer tempo, através do site da sua loja.

Para isso, sua empresa pode disponibilizar um canal de comunicação onde o cliente possa manifestar sua opinião a respeito da sua experiência em uma negociação.

No entanto, são poucas as pessoas que se manifestam dessa maneira, especialmente se não forem incentivadas a responder.

Por isso, uma prática comum é disparar um email para o cliente que recebeu uma mercadoria no mais curto espaço de tempo que seja possível.

A pesquisa precisa ser breve e de fácil preenchimento, preferencialmente apenas sinalizando ou pontuando os serviços e qualidade dos produtos.

Quais assuntos devem fazer parte da pesquisa?

Como já mencionado, a pesquisa deve ser simples e de fácil preenchimento, preferencialmente utilizando símbolos ou notas a respeito de cada item a ser analisado.

Dentre muitos formatos de pesquisa, segue um exemplo que pode ser utilizado em todas as questões:

“Qual o seu grau de satisfação com o produto adquirido?”

  1. muito satisfeito,
  2. satisfeito,
  3. neutro,
  4. insatisfeito,
  5. muito insatisfeito.

Utilizando o exemplo acima, pode-se avaliar os principais pontos a serem observados e pesquisados para o sucesso da sua loja virtual, como:

  • acesso à loja virtual,
  • pesquisa dos produtos na loja virtual,
  • processo de compra,
  • processo de pagamento,
  • rastreamento das mercadorias,
  • prazo de entrega,
  • serviço de entrega,
  • qualidade do produto adquirido,
  • experiência com sua loja virtual.

Crie um campo de observações, para que o cliente possa descrever algum fato que gostaria de destacar.

Outro modelo muito comum é o Net Promoter Score. Dedicamos um post inteiro para ele: veja como o NPS é importante para sua empresa.

Independentemente do modelo que escolher, não esqueça de agradecer as respostas e, se for o caso, responder aos questionamentos, críticas e elogios que possam fazer parte da pesquisa de satisfação em um segundo.

Com base nas respostas dos clientes, sua loja passa a ter um feedback real a respeito de todos os processos da empresa.

Basta agora melhorar os pontos que apresentam problemas e não satisfazem o seu público e buscar sempre o aperfeiçoamento do seu negócio.

Se os problemas apontados tiverem relação com a logística, ou você quer economizar no frete e manter a qualidade, conte conosco.

Através da plataforma CARGOBR, sua loja virtual pode cotar fretes com as melhores transportadoras do país, em tempo real, a partir de alguns cliques. Acesse agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *