* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A importância da logística hospitalar

A importância da logística hospitalar

A logística hospitalar nunca foi tão debatida quanto atualmente.

O conceito de logística consiste em fazer com que produtos sejam transportados de pontos de saída até o destinatário com rapidez, eficiência e no menor custo possível.

Seu objetivo é atender a demanda e satisfazer os clientes e aqueles que necessitam dos referidos materiais.

Na área hospitalar, esse conceito ganha mais relevância, uma vez que envolve vidas e pessoas que necessitam deste recurso para que possam ser tratadas.

Nesse post apresentamos a importância da logística hospitalar. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A logística hospitalar e sua importância

Vivemos um momento difícil em função da pandemia do coronavírus, onde a logística é uma das grandes preocupações do governo e da sociedade em geral.

Hospitais estão sendo montados em poucos dias, respiradores cruzam o planeta para garantir o atendimento a pessoas que adoecem em função da COVID-19 e máscaras precisam chegar a todas as cidades para ajudar na prevenção da doença.

Por tudo isso a logística torna-se fundamental, pois, em casos de falhas, milhares de vidas estão em jogo.

A organização logística

Muito além do transporte, existe uma série de tarefas que precisam funcionar para que as operações logísticas tenham sucesso.

Dentre elas, podemos citar:

  • coleta dos produtos,
  • armazenamento,
  • separação,
  • transporte,
  • entrega ao destino.

Cada item mencionado envolve uma série de tarefas que precisa funcionar adequadamente, com o agravante de que muitos desses produtos são frágeis e devem estar acondicionados em temperaturas adequadas e chegar com urgência ao seu destino.

Nos bastidores de toda essa organização são necessárias ferramentas de apoio que possibilitem o controle, a rastreabilidade e o monitoramento das cargas despachadas.

A logística hospitalar e a pandemia do coronavírus

A logística hospitalar possibilita que remédios, respiradores, máscaras, insumos e toda ordem de necessidades sejam devidamente retiradas de alguns locais e entregues com segurança e qualidade nos endereços de destino.

No entanto, no caso de uma pandemia, estamos falando em dezenas de milhares de pessoas que necessitam de forma urgente realizar testes e receber tratamentos para conseguir melhorar seus quadros clínicos.

No entanto, existe ainda outro processo de suma importância que envolve a logística hospitalar, o descarte dos materiais utilizados nos hospitais, clínicas e pronto-atendimentos.

Esses resíduos precisam ser devidamente separados e destinados a locais apropriados para não tornarem-se um sério problema para a sociedade e o meio ambiente.

Empresas de transportes capacitadas a lidar com esses materiais precisam treinar seus profissionais e cumprir normas de segurança, além de atender a uma legislação para garantir o destino correto dos itens contaminados.

A responsabilidade da logística hospitalar

Diante de todo o exposto fica claro que a importância da logística hospitalar é fundamental na vida das pessoas sendo ainda mais evidente quando passamos por situações como a que estamos vivemos atualmente, onde a falta de materiais adequados coloca em risco a vida de parte da população.

A CARGOBR se solidariza com os profissionais da logística e busca atender com consciência e responsabilidade as necessidades de milhões de pessoas que precisam de cuidados médicos, remédios e alimentação neste momento delicado para todos nós.

Agora que você já sabe da importância da logística hospitalar, convidamos a continuar conosco e conferir como lidar com a pandemia no mundo corporativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *