A logística hospitalar nunca foi tão debatida quanto atualmente.
O conceito de logística consiste em fazer com que produtos sejam transportados de pontos de saída até o destinatário com rapidez, eficiência e no menor custo possível.
Seu objetivo é atender a demanda e satisfazer os clientes e aqueles que necessitam dos referidos materiais.
Na área hospitalar, esse conceito ganha mais relevância, uma vez que envolve vidas e pessoas que necessitam deste recurso para que possam ser tratadas.
Nesse post apresentamos a importância da logística hospitalar. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
A logística hospitalar e sua importância
Vivemos um momento difícil em função da pandemia do coronavírus, onde a logística é uma das grandes preocupações do governo e da sociedade em geral.
Hospitais estão sendo montados em poucos dias, respiradores cruzam o planeta para garantir o atendimento a pessoas que adoecem em função da COVID-19 e máscaras precisam chegar a todas as cidades para ajudar na prevenção da doença.
Por tudo isso a logística torna-se fundamental, pois, em casos de falhas, milhares de vidas estão em jogo.
A organização logística
Muito além do transporte, existe uma série de tarefas que precisam funcionar para que as operações logísticas tenham sucesso.
Dentre elas, podemos citar:
- coleta dos produtos,
- armazenamento,
- separação,
- transporte,
- entrega ao destino.
Cada item mencionado envolve uma série de tarefas que precisa funcionar adequadamente, com o agravante de que muitos desses produtos são frágeis e devem estar acondicionados em temperaturas adequadas e chegar com urgência ao seu destino.
Nos bastidores de toda essa organização são necessárias ferramentas de apoio que possibilitem o controle, a rastreabilidade e o monitoramento das cargas despachadas.
A logística hospitalar e a pandemia do coronavírus
A logística hospitalar possibilita que remédios, respiradores, máscaras, insumos e toda ordem de necessidades sejam devidamente retiradas de alguns locais e entregues com segurança e qualidade nos endereços de destino.
No entanto, no caso de uma pandemia, estamos falando em dezenas de milhares de pessoas que necessitam de forma urgente realizar testes e receber tratamentos para conseguir melhorar seus quadros clínicos.
No entanto, existe ainda outro processo de suma importância que envolve a logística hospitalar, o descarte dos materiais utilizados nos hospitais, clínicas e pronto-atendimentos.
Esses resíduos precisam ser devidamente separados e destinados a locais apropriados para não tornarem-se um sério problema para a sociedade e o meio ambiente.
Empresas de transportes capacitadas a lidar com esses materiais precisam treinar seus profissionais e cumprir normas de segurança, além de atender a uma legislação para garantir o destino correto dos itens contaminados.
A responsabilidade da logística hospitalar
Diante de todo o exposto fica claro que a importância da logística hospitalar é fundamental na vida das pessoas sendo ainda mais evidente quando passamos por situações como a que estamos vivemos atualmente, onde a falta de materiais adequados coloca em risco a vida de parte da população.
A CARGOBR se solidariza com os profissionais da logística e busca atender com consciência e responsabilidade as necessidades de milhões de pessoas que precisam de cuidados médicos, remédios e alimentação neste momento delicado para todos nós.
Agora que você já sabe da importância da logística hospitalar, convidamos a continuar conosco e conferir como lidar com a pandemia no mundo corporativo.