A gestão eficiente é obrigatória para que uma empresa possa se manter operando e é fundamental para o seu crescimento.
Todos os empreendedores desejam e lutam para que os seus negócios rapidamente alcancem o ponto de equilíbrio financeiro e despontem como grandes sucessos no mercado.
No entanto, não basta apenas oferecer aos clientes:
- produtos ou serviços de qualidade,
- bom atendimento,
- condições favoráveis de pagamento,
- preços competitivos.
Se nos bastidores da operação o gerenciamento não funcionar, todo o processo está em risco, com grandes possibilidades de insucesso.
Neste post apresentamos a importância da gestão eficiente e como ela colabora para que sua empresa possa crescer de forma estruturada e de maneira organizada. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é gestão eficiente?
Gestão eficiente é aquela que possibilita satisfazer as necessidades de todos os envolvidos no relacionamento com o seu empreendimento, tais como:
- clientes – na oferta de produtos e serviços de qualidade,
- colaboradores – valorização, respeito e um bom ambiente de trabalho,
- sócios – retorno adequado aos investimentos realizados,
- fornecedores – bom relacionamento e cumprimento das obrigações,
- sociedade – respeito ao meio ambiente e à legislação vigente,
- governo – cumprimento das leis e obrigações tributárias.
Como se observa, são muitos os compromissos e atender a todas as expectativas exige organização, competência e visão.
Como ter uma gestão eficiente?
Para se ter uma gestão eficiente são necessárias ações que possibilitem conhecer, avaliar e procurar atender às diversas demandas.
Algumas delas são de caráter obrigatório, portanto, precisam ser cumpridas independentemente da concordância ou não com a situação, como as leis, por exemplo.
Outras precisam ser analisadas e implementadas na medida em que a referida demanda esteja de acordo com:
- os objetivos da empresa,
- as possibilidades em sua implementação,
- a legislação,
- a ética profissional.
Para cumprir e manter uma gestão de qualidade na empresa, deve-se observar:
Planejamento financeiro
Tudo depende de recursos financeiros, portanto, é essencial um bom planejamento que permita o controle, análise e tomadas de decisões baseadas na realidade da companhia.
Esse trabalho é realizado diariamente, pois o equilíbrio orçamentário é fundamental. Por isso as despesas precisam ser menores que as receitas, o que obriga o empreendedor a buscar constantemente alternativas para a lucratividade da operação.
Objetivos e metas bem definidos
Os colaboradores precisam conhecer os objetivos e metas a serem atingidos, fazendo parte efetiva das conquistas e participando ativamente dos processos.
Para isso, é fundamental um planejamento estratégico, em que cada setor tenha bem definido o que precisa ser feito para que se alcancem os alvos esperados.
No entanto, os resultados precisam ser monitorados e medidas devem ser tomadas quando as previsões não forem satisfeitas.
Definição das responsabilidades
Outro ponto fundamental para a gestão eficiente está em estabelecer quem faz o que, ou seja, quais são os setores e profissionais responsáveis pelas tarefas diárias e situações corriqueiras que acontecem na empresa.
Novamente, o monitoramento precisa ser realizado para avaliar se as tarefas estão sendo bem conduzidas e os possíveis problemas resolvidos com qualidade.
Integração dos colaboradores
Integrar o time de colaboradores e promover um ambiente harmonioso e de companheirismo também facilita a gestão eficiente da operação.
Prestigiar e capacitar a equipe deve fazer parte constante da programação de recursos humanos da empresa.
Em dia com as obrigações
Atender à legislação e estar em dia com o pagamento dos impostos é dever do empreendedor, portanto, avalie as melhores opções do regime tributário e adéque o seu negócio às possibilidades existentes, cumprindo com seus compromissos.
Tenha os seus fornecedores como aliados, e a melhor maneira de conquistar essa condição é pagando as contas em dia.
Quando isso não for possível, renegocie os prazos e busque por alternativas, mantendo um relacionamento amistoso com seus credores.
Agora que você já sabe a importância da gestão eficiente e como desenvolvê-la, continue conosco e leia nosso post que apresenta quais são os principais erros de empreendedores iniciantes.