* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
empreendedorismo corporativo

Como implementar o empreendedorismo corporativo

Muito se tem falado em empreendedorismo corporativo nos dias atuais.

Grandes ideias e soluções simples e de baixo custo podem estar sendo desperdiçadas por falta de atenção aos empreendedores que trabalham em sua empresa.

Um programa que envolva os colaboradores na busca por inovações nos processos da empresa pode ajudar a:

  • alavancar negócios,
  • reduzir custos,
  • resolver problemas,
  • agilizar tarefas,
  • aumentar a lucratividade.

Muitas empresas vêm oferecendo espaços e oportunidades para que os colaboradores contribuam e tragam suas ideias e sugestões, que são avaliadas e muitas delas acabam sendo incorporadas na operação.

Nesse post vamos apresentar dicas de como implementar o empreendedorismo corporativo em sua empresa e os benefícios que essa ação pode trazer. Continue lendo e confira!

O que é empreendedorismo corporativo?

O empreendedorismo é uma qualidade inerente a grande parte da população brasileira, colocando o país como um dos mais ativos nesse quesito em todo o mundo.

Empreendedorismo corporativo é estimular junto aos colaboradores da sua empresa a possibilidade de apresentar soluções para novos produtos e serviços, agregar melhorias nos processos e contribuir com o crescimento da corporação.

Com as mudanças constantes que ocorrem no mercado, muitas tendências e oportunidades passam despercebidas pela liderança, no entanto, se a empresa possibilita um canal aberto de comunicação junto à sua equipe, muitas ideias surgirão.

Quais as vantagens do empreendedorismo corporativo? 

Dentre as inúmeras vantagens do empreendedorismo corporativo, podemos destacar:

  • redução de custos – normalmente excelentes ideias são apresentadas, de fácil implementação e com resultados surpreendentes, reduzindo tarefas, processos e diminuindo os gastos,
  • aumento da produtividade – o empreendedorismo estimula os colaboradores a darem o melhor de si, pois se sentem parte integrante da corporação, como consequência, ocorre o aumento substancial da produtividade,
  • espírito de colaboração – a empresa consegue unir e formar uma equipe coesa, disposta a encontrar alternativas para otimizar processos, diminuir custos e aumentar os resultados,
  • retenção de pessoal – as possibilidades encontradas pelos talentos que fazem parte do seu quadro de colaboradores, motiva-os a apresentar suas ideias e sugestões, criando uma empatia com a empresa que possibilita a sua retenção.

Como implementar?

A implementação do empreendedorismo corporativo depende em grande parte da vontade dos sócios e principais executivos da empresa em adotá-lo.

Se não houver o interesse ou resistências forem colocados por parte da alta cúpula, o empreendedorismo corporativo não irá vingar.

A empresa precisa estar disposta a realizar mudanças na cultura interna, sendo que nem todos os empresários estão dispostos a correr os riscos necessários.

Tudo se inicia com o formato a ser adotado para o recebimento de ideias, mudanças e melhorias, portanto, a área de comunicação e marketing precisa criar uma campanha interna de sugestões de projetos que estimule os colaboradores.

Esse estímulo pode acontecer através de incentivos, onde equipes, comitês e grupos possam se reunir em conjunto para debaterem questões que envolvam o cotidiano da empresa.

Estimule a autonomia e a busca por alternativas, sempre apoiadas por um gestor que poderá mostrar caminhos e formas para o atingimento de melhores resultados.

Crie programas de recompensas, como bonificações, prêmios, medalhas, critérios para promoções e formas de incentivos aqueles que abraçarem os projetos escolhidos.

O empreendedorismo corporativo, quando bem implementado traz resultados surpreendentes para as empresas que o adotam. Continue conosco e descubra como otimizar processos na logística empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *