Skip to main content
4 impactos do blockchain na logística

4 impactos do blockchain na logística

O blockchain na logística é o que a internet foi para a sociedade. Essa tecnologia chegou com a premissa de revolucionar o setor e mudar diversos processos.

As empresas em geral, para além da logística, estão focadas não só em lucrar, mas em otimizar processos, diminuir custos de operação, melhorar continuamente seus serviços e também marcar uma presença mais forte no mercado.

Tecnologias avançadas estão envolvidas em todos esses processos, trazendo relatórios completos, métricas reais e insights que permitem que gestores tomem as melhores decisões, baseadas em dados.

Com o blockchain na logística, tanto empresas desse setor como aquelas que as contratam sentirão o impacto de uma nova tecnologia, que traz diversos benefícios em questão de operação e também em conhecimento de dados.

Saiba mais do que se trata esse termo que até então é novidade para muitas pessoas e entenda por que pode ser um grande revolucionário para a logística.

O que é blockchain e como ele funciona?

Criado inicialmente para dar suporte ao grande universo do bitcoin, o blockchain surgiu como uma forma de melhorar consideravelmente a captação e o armazenamento de dados. Para a logística, isso é muito importante.

Essa tecnologia permite o acesso a um banco de dados descentralizado e distribuído a dados que não podem ser modificados. Seu uso é considerado relativamente simples e apresenta outras possibilidades que impactam a logística diretamente.

O blockchain na logística permite que dois ou mais agentes de uma transação façam uma negociação online e segura entre si, sem depender de uma intervenção de órgãos reguladores.

De forma altamente segura, os dados são armazenados e a negociação só é finalizada se ambas as partes envolvidas aceitarem o acordo. 

Assim, essa tecnologia tem como foco facilitar e otimizar qualquer processo realizado na internet, bem como torná-lo mais seguro, visto que utiliza criptografia.

Quais os reais impactos do blockchain na logística? 

Ao passo que o surgimento de novas tecnologias permitiu negociações, transações e até mesmo trabalhar diretamente pela internet, também surgiram novos riscos, sendo necessário ter respaldo tecnológico para proteção contra roubos, fraudes, golpes e outros crimes.

O blockchain na logística surge como uma solução capaz de tornar mais simples e seguros os processos que até então eram demorados e arriscados. Isso é feito através da captação de dados adequada, essencial para estudos futuros e tomadas de decisão.

Veja a seguir os reais impactos dessa tecnologia nos processos logísticos e entenda por que é importante investir nela.

Diminui custos administrativos

Com implantação relativamente fácil, o blockchain na logística unifica vários processos e torna-se mais econômico que a utilização de outros sistemas diversos, por exemplo.

Aumenta rastreabilidade da cadeia de suprimentos

Essa tecnologia torna os dados de rastreabilidade mais confiáveis, facilitando o gerenciamento da cadeia de suprimentos, assim como mantém todo o processo mais transparente e fácil de ser acompanhado pelas partes envolvidas.

Facilita negociações entre as partes envolvidas

Ao permitir que as partes possam negociar e fechar contratos sem a necessidade de um mediador, o blockchain na logística faz com que todos os processos sejam mais simples, quebrando burocracias e aumentando a rentabilidade da negociação.

Pode ser considerado um verdadeiro aliado de empresas que lidam com diversas negociações e clientes, de modo a otimizar algo que é conhecido por ser demorado.

Aumenta confiabilidade de transações e negociações

Por ser uma tecnologia de ponta, permite que qualquer pessoa que esteja dentro de uma negociação se sinta segura, pois criptografar dados impede que até mesmo o invasor mais experiente consiga alguma informação valiosa.

Agora que você sabe mais sobre o blockchain na logística, aproveite para continuar em nosso blog e saber como a logística pode influenciar na experiência do cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *