* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Quais os impactos da roteirização manual?

Quais os impactos da roteirização manual?

Dentro da logística das mais variadas empresas, a roteirização é um processo fundamental para o sucesso das entregas, mas será que é tão simples para ser feita de forma manual?

Quando falamos no processo de movimentação de mercadorias, alguns processos são obrigatórios para que a entrega de um produto ocorra, como é o caso da roteirização.

Esse processo, que pode parecer simples para algumas pessoas, é, na verdade, muito mais complexo do que possa aparentar, já que está envolvido na escolha da frota, quais entregas cada um será responsável, os caminhos e também a velocidade desses processos.

Já se foi o tempo onde a maioria das ações em centros logísticos eram feitas manualmente e por meio de papeladas que chegavam a ocupar salas inteiras. Era a forma de trabalhar da época, no entanto, hoje em dia não precisa mais ser assim.

Ainda existem empresas, principalmente as mais antigas e tradicionais que ainda usam processos manuais e analógicos para trabalhar, o que pode até continuar funcionando, mas apresenta alguns buracos e faltas para o público.

Uma empresa desatualizada, por exemplo, não disponibiliza em tempo real o rastreamento de carga e muito menos envia e-mails automáticos a cada atualização no status da entrega, bem como não usa os sistemas inteligentes para integrar dados.

Um desses processos que ainda é feito de maneira manual em empresas de logística é a roteirização, caracterizada pelo processo de criação das melhores rotas para os transportadores tanto para coleta como para entrega dos produtos.

Muito mais que mero luxo, os GPS, sistemas automatizados, satélites e muitas outras ferramentas automatizadas não servem apenas para tornar esse e outros trabalhos mais rápidos, mas também mais inteligentes.

Entenda, neste post, os impactos da roteirização manual e o que essa atividade pode causar para os seus processos logísticos. 

A importância da roteirização

A roteirização é fundamental para o processo de coleta, transporte e entrega de produtos e é geralmente feita de forma automática por softwares que integram os pedidos feitos, o local do produto (centro de distribuição) e os caminhos para entregas.

Sendo assim, em poucos segundos rotas inteiras são traçadas levando em conta esses e outros fatores, como rodovias, economia de tempo, segurança, trânsito e dentre outros.

A roteirização é um dos fatores mais presentes na definição de prazo e da qualidade do transporte, já que uma rota inadequada pode gerar atrasos, retrabalho, trânsito e gastos acima do esperado com o combustível.

Motivos para não fazer a roteirização de forma manual

A roteirização manual, como você pode imaginar, é marcada por gargalos e a chance de erros e problemas de planejamento, mesmo que seja feita por um colaborador exímio e altamente experiente.

A roteirização quando feita sem tecnologias citadas no começo desse conteúdo é impossível de prever todas as variantes envolvidas no transporte e, consequentemente, apresenta chances elevadas de ter algum problema ou erro.

Além disso, seres humanos são passíveis a erro e precisam descansar, de forma que a roteirização dependerá totalmente do horário comercial da empresa.

Dicas para otimizar esse processo

No entanto, nem tudo está perdido. Mesmo empresas que ainda possuem a roteirização manual podem automatizar esse processo e usufruírem de seus benefícios.

Confira algumas dicas para automatizar a roteirização da sua empresa:

Estude o percurso: é importante contar com softwares para analisar o percurso e encontrar mais opções de rotas.

Condições de tráfego: nem sempre a rodovia mais próxima é a ideal. Ela pode ter buracos, trânsito e acidentes na via. 

Gastos: combustível, pedágio e peças, como pneu e pastilhas, são variáveis e, dependendo do trajeto, podem ser mais um gasto.

Agora que você sabe disso, aprofunde-se no tema sobre os benefícios de acabar com qualquer trabalho manual na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *