* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Os impactos da logística 4.0 nas empresas

Os impactos da logística 4.0 nas empresas

Os impactos da logística 4.0 nas empresas são visíveis.

Por conta dela, os processos se tornaram muito mais confiáveis, com um ganho expressivo de agilidade, diminuição de custos e aumento na rentabilidade.

Assim como vem acontecendo nas linhas de produção das indústrias, onde o aproveitamento da tecnologia é incorporado aos processos de chão de fábrica, o mesmo ocorre na área de logística.

É a tecnologia favorecendo os processos das empresas e possibilitando avanços na gestão dos negócios.

A logística vem sendo aprimorada a cada dia, mas as exigências dos clientes cresce da mesma forma, onde eles têm por expectativa rapidez, qualidade e transparência.

Nesse post vamos apresentar os impactos da logística 4.0 nas empresas e como a sua implantação pode modificar e colocar o seu negócio em outro patamar no mercado. Continue lendo e confira!

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 é um modelo onde a movimentação de mercadorias ocorre segundo as necessidades dos clientes, área produtiva ou lojas, oportunizando situações que tragam redução de custos e esforços despendidos apenas de acordo com o solicitado.

Conhecida também como quarta revolução, ela está diretamente ligada à indústria 4.0 que modificou completamente a gestão operacional das fábricas.

A indústria e a logística passaram por fases até atingirem o nível atual, cada uma delas envolveu as seguintes tecnologias:

  1. primeira revolução – máquinas a vapor,
  2. segunda revolução – máquinas movidas a combustíveis a base de petróleo,
  3. terceira revolução – desenvolvimento da eletrônica,
  4. quarta revolução – surgimento da internet e automação dos processos.

A logística 4.0, com seu apelo digital, colabora na obtenção dos seguintes benefícios:

  • controle absoluto dos estoques,
  • restrição nos níveis de estoque,
  • agilidade nos processos,
  • diminuição do lead time,
  • qualidade nas entregas,
  • otimização nos processos de movimentação e armazenamento,
  • aproveitamento de frota e equipamentos.

Para que isso ocorra, a tecnologia precisa ser utilizada como ferramenta de apoio na área de logística.

Os impactos da logística 4.0 e sua tecnologia

As principais mudanças ocorridas nos depósitos, no transporte e movimentação das mercadorias causaram os seguintes impactos da logística 4.0:

Integração dos dados e acesso à informação

Com a internet e a conexão de todos os processos logísticos, onde os controles são realizados por equipamentos eletrônicos, os dados são alimentados de forma automática, disponibilizando informações em tempo real a todos os interessados.

Formação e profissionalização da área

A tecnologia exige que os profissionais da área de logística tenham uma formação adequada para poderem desenvolver suas tarefas.

O conhecimento técnico e a utilização de equipamentos automatizados precisam fazer parte do cotidiano desses colaboradores, facilitando os processos logísticos.

Previsão antecipada de possíveis problemas

A partir de dados confiáveis e das previsões estatísticas realizadas por processos automatizados, é possível antecipar situações, evitando ou minimizando problemas.

Com isso, a área de logística consegue diminuir custos, agilizar processos e colaborar efetivamente com a lucratividade da operação, contribuindo com a satisfação dos clientes.

Controle efetivo da cadeia de suprimentos

A tecnologia colabora também para um controle efetivo da cadeia de suprimentos, onde as operações acontecem de forma automática e todos os processos são monitorados.

Esse monitoramento, além de antecipar decisões e evitar prejuízos, possibilita uma melhora significativa nos processos de compras, produção e estoques, o que acaba refletindo positivamente na área financeira do negócio.

Investimento em tecnologia

Por fim, outro impacto com a implantação da logística 4.0 são os investimentos necessários que precisam ser realizados na área de tecnologia.

Processos automatizados exigem ferramentas adequadas que possibilitem leituras, monitoramento e informações que permitam a gestão de forma facilitada.

Atualmente todos os processos logísticos podem ser controlados através de sistemas, desde a saída dos produtos adquiridos junto aos fornecedores até a entrega do pedido ao cliente final.

Os impactos da logística 4.0 nas empresas causam uma revolução em termos organizacionais e a sua implantação possibilita outro patamar de gestão, onde os resultados valem todo o esforço e investimento realizados.

Agora que você compreende os impactos da logística 4.0, que tal ler também nosso post que mostra como tornar o processo de logística mais rápido?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *