* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual o impacto da economia nas empresas?

Qual o impacto da economia nas empresas?

Já parou para pensar como o impacto da economia nas empresas pode mudar preços, diminuir demandas e até mesmo fechar pequenos negócios?

Infelizmente, muitas organizações descobriram da pior forma durante a pandemia como esse sistema pode ser desafiante e prejudicá-las. 

Seja a inflação, nível de empregos, taxas variadas como exportação e câmbio, dentre outros fatores podem ser responsáveis pela diminuição de compras, aumento dos preços dos comércios e até mesmo por estoques cheios e obsoletos.

Entender melhor como a economia pode impactar os empreendimentos e o que fazer para driblar grandes crises, principalmente as não planejadas, como a gerada pela pandemia de COVID-19, é essencial para se manter firme e não perder tanto nesses momentos.

Confira nosso artigo e tenha um panorama maior sobre a situação atual no Brasil e o que fazer para poder construir horizontes mais promissores.

A economia brasileira na atualidade

Antes de entender como esse impacto interfere nas empresas, é importante compreender como está a economia do Brasil atualmente, pois ela está diretamente relacionada com a situação do comércio e indústria de todos os estados.

Em 2020, especificamente, um dos maiores indicadores de crescimento econômico do país, o produto interno bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais criados em um país durante o ano, teve uma queda recorde que não era vista desde 1996

Com queda de cerca de 5%, o PIB foi prejudicado principalmente pelo setor de serviços, que representa quase 70% dele e isso pode ser explicado devido às restrições de fechamento para impedir a disseminação do novo coronavírus.

Muitas empresas ficaram meses no vermelho, já que não podiam abrir as portas e nem tinham outra forma de vender, como, por exemplo, na internet e entregando por motoboys e transportadoras.

Com a vacinação em grande parte da população do país e as restrições diminuindo, a previsão é que em 2021 o Brasil cresça cerca de 5,3%, recuperando-se em grande parte, apesar dos reflexos da pandemia se estenderem ainda por alguns meses.

Qual é o impacto da economia nas empresas?

É muito comum ouvir que quando a parte econômica não vai bem, os empreendimentos também sentirão os impactos negativos. No entanto, qual seria o impacto da economia nas empresas? Na verdade, é mais de um e podem ser descritos como:

  • Retração de faturamento,
  • Diminuição salarial,
  • Perdas no rendimento médio,
  • Diminuição da capacidade de produção.

Com esses problemas, muitas empresas perderam clientes, tiveram diminuição no ticket médio de cada venda, precisaram demitir colaboradores e algumas até mesmo quebraram devido à baixa extremamente abrupta dos rendimentos.

Nesse cenário de incertezas, instabilidade e medo, muitas organizações, principalmente as menores, viram-se na necessidade de passar por cima da crise, isso por meio da inovação e economia, considerando a contratação de firmas de frete para realizar entregas.

Como dar os primeiros passos para a recuperação econômica?

Apesar de ser assustador falar em crise e no cenário que o Brasil está começando a sair em 2021, existem formas de ter esperança perante dados tão alarmantes.

O governo brasileiro, sabendo da situação, permitiu o saque do FGTS e criou o auxílio emergencial, para evitar a miséria e garantir que as famílias, mesmo sem emprego, pudessem ter uma pequena renda provisória para sobreviver.

Também houve a flexibilização de contratos e a diminuição da carga horária de equipes inteiras, para evitar demissão em massa.

As empresas podem dar os primeiros passos para sair da crise através de renegociação de dívidas, cortes de gastos, diminuição da carga horária de alguns funcionários e a procura por créditos com juros competitivos.

A terceirização de serviços logísticos, como o de transportes, também está vindo como uma solução forte, já que em vez de contratar grandes equipes, é possível apenas cotar fretes por sites especializados e falar diretamente com transportadoras de todo o país.

Por falar nisso, já visitou nosso site? Veja na prática como é fácil encontrar a transportadora ideal para manter sua empresa funcionando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *