* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Glossário de vendas: conheça os termos

Glossário de vendas: conheça os termos

Mesmo quem não é da área de marketing e comercial, provavelmente já deve ter lido algum termo relacionado a esse universo e não entendeu. Para ajudar você, criamos esse glossário de vendas com os principais deles.

Muitas vezes em inglês ou em forma de siglas, esses termos podem confundir até mesmo quem já atua nesse setor. 

Sendo assim, textos, estratégias e demais conteúdos repletos de palavras desconhecidas podem complicar bastante o entendimento do mercado e dos seus indicadores.

O problema de entendimento piora quando a pessoa que está vendo esses termos não possui qualquer familiaridade nesse universo, podendo ficar confusa e até se desinteressar por esse setor, perdendo oportunidades de vender mais.

Para ajudar nesse sentido, trouxemos aqui um glossário de vendas feito por nós, para que você conheça melhor alguns dos termos mais usados nesse universo. 

De fato, pode ser difícil decorar todos logo de cara, mas você pode consultar esse texto sempre que quiser.

Continue a leitura e tire as suas dúvidas dessas siglas e palavras inglesas que movimentam o mundo de vendas e marketing!

Termos do glossário de vendas

Confira 13 deles que fazem parte do dia a dia de qualquer operação:

Benchmark

Benchmark é um estudo de mercado para entender as empresas e projetos que servem de verdadeiro exemplo e inspiração para o seu setor de atuação. 

Call to action

Bastante conhecida como CTA, o call to action nada mais é que a chamada para a ação, que envolve frases bem curtas para incentivar determinada decisão de um usuário, como comprar, baixar um app, cadastrar-se e muito mais.

CRM

Customer Relationship Management, ou CRM, como é mais chamado, é um software de gestão de vendas e relacionamento com o cliente.

Ele contribui para ter um conjunto de ações que melhore ainda mais a relação de vendedores com os clientes em potencial.

Churn rate

Já esse termo é destinado a uma métrica muito importante, que pode ser entendida como uma taxa de cancelamento. 

Principalmente em empresas de serviços por assinatura, quando esse indicador está alto é um indício de que algo não está bem na sua operação.

Customer experience

Customer experience nada mais é que a experiência do consumidor. 

Quanto melhor, mais resultados positivos a sua empresa terá, tanto com vendas, fidelização, resultados comerciais através de base de e-mails, boas avaliações e mensagens positivas. 

Vale a pena estudar e colocar essa estratégia em prática.

Follow-up

Geralmente o caminho que o usuário traça até virar cliente possui algumas etapas, como conhecer a empresa, os seus produtos, entender a utilidade deles, dentre outros. 

O follow-up é como um acompanhamento que o vendedor faz para entender os passos do consumidor para guiá-lo para as etapas seguintes.

KPI

Essa sigla que você provavelmente já deve ter visto em algum relatório significa Key Performance Indicators ou Indicadores Chaves de Performance. 

São métricas específicas que são avaliadas dentro do contexto de cada empresa.

Dentro da logística, por exemplo, alguns KPIs mais usados são o Retorno sobre Investimento (ROI), custo operacional total, percentual de entregas com avarias e tempo médio de resolução de problemas.

Leads

Esse termo é bastante usado em estratégias digitais, principalmente quando se trata de marketing de atração, para identificar usuários com potencial de compra.

Essas pessoas demonstram determinado interesse pela empresa ou pelos produtos, seja ao assinar uma newsletter, baixar um e-book, se cadastrar em um formulário, dentre outros.

Nem todo lead é um potencial cliente, mas é possível educá-los até que eles se tornem consumidores.

Pipeline de vendas

O pipeline de vendas nada mais é que o funil de vendas, processo do qual um simples usuário evolui para lead, depois para cliente e por fim um verdadeiro fã da empresa. 

É muito importante saber lidar com o caminho do usuário dentro desse funil.

Prospecção

Prospectar é o ato de buscar clientes. 

Dependendo do setor da empresa, essa busca pode ser feita por telefone, visitas, apresentações no e-mail, dentre outras. 

Envolve a apresentação do vendedor e a representação da marca da melhor forma.

ROI

Outro indicador bastante usado em todos os setores é o ROI, que significa retorno sobre investimento.

Ele é calculado levando em conta os custos e os retornos que determinada ação trouxe.

Taxa de conversão

A taxa de conversão serve para medir o resultado de determinada ação, como, por exemplo, na de captar leads. 

Essa taxa vai analisar qual foi o percentual de usuários que foram impactados por determinada estratégia e quantos deles realizaram a ação desejada.

Ticket médio

O ticket médio é um termo usado para caracterizar o valor gasto pelos seus clientes na empresa. 

Conhecer bem essa métrica e obter formas de aumentá-la é importante para ter mais lucro em cada venda.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre os termos nesse glossário de vendas? Aproveite para ler também sobre as melhores frases a serem usadas para fechar vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *