* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Gestor de logística: o que faz esse profissional?

Gestor de logística: o que faz esse profissional?

O gestor de logística pode, através de sua experiência e capacidade, contribuir significativamente na diminuição dos custos operacionais de uma empresa.

No Brasil a área de logística pode ser um grande entrave, comprometendo os resultados das empresas e diminuindo a capacidade de competitividade dos negócios.

Os profissionais da área precisam buscar alternativas de baixo custo, para armazenar, movimentar e transportar produtos pelas rodovias brasileiras com qualidade e rapidez.

Em nosso país cerca de 60% das mercadorias transportadas utilizam o modal rodoviário, em estradas que muitas vezes não possuem condições adequadas para esse volume.

Nesse post vamos apresentar o gestor de logística, um profissional fundamental para o sucesso de qualquer operação e que pode fazer toda a diferença nos resultados das corporações. Continue lendo e confira!

Quem é o gestor de logística?

O gestor de logística é o profissional responsável por todo o processo de movimentação de mercadorias de uma empresa.

A partir da sinalização de compra efetuada, esse profissional é o responsável em fazer com que as mercadorias adquiridas atendam as necessidades da corporação, criando métodos e estratégias para:

  • recebimento das entregas,
  • armazenagem,
  • separação,
  • movimentação,
  • expedição dos produtos.

Todo esse fluxo envolve materiais que serão revendidos ou utilizados nos processos fabris como insumos e matéria-prima.

O gestor e as diversas áreas de logística de uma empresa

A área de logística, como se observa, movimenta grande parte dos recursos operacionais de qualquer organização.

O gestor de logística é o responsável em desenvolver planos e estratégias para que os custos operacionais sejam os menores possíveis, sem perder a qualidade dos serviços prestados.

Diante disso, esse profissional precisa organizar as diversas áreas que fazem parte de todo o processo e viabilizar alternativas e ações bem dimensionadas para obter sucesso em seus objetivos, dentre os quais podemos destacar:

Recebimento de mercadorias

Essa área é a responsável pelo recebimento de todos os pedidos de compras da empresa, ou seja, é através desse setor que os insumos e matérias-primas chegam a corporação.

O gestor de logística articula para garantir que os produtos que adentram os armazéns foram os solicitados pela área de compras.

Portanto, métodos e operações precisam ser criados para a conferência e verificação de não conformidades entre o que está sendo entregue e o que realmente foi solicitado.

Armazenagem de mercadorias

Após conferidos e aprovados pela área de recebimento, os produtos precisam ser armazenados de acordo com o seu nível de movimentação e necessidade, facilitando o acesso e agilizando os processos.

Portanto, o endereçamento dos materiais precisam ser de fácil localização no depósito, deixando os produtos de alta movimentação em locais estratégicos e controlando aqueles que possuem data de vencimento ou podem ser perdidos por sua degradação.

Movimentação de mercadorias

O atendimento às solicitações para o reabastecimento das lojas e o fornecimento de insumos e matérias-primas para a área produtiva também estão sobre a responsabilidade do gestor de logística.

Isso precisa ser realizado de forma organizada, sem erros e com agilidade, sob pena de:

  • faltarem produtos nas gôndolas das lojas,
  • atrasar a entrega de pedidos dos clientes,
  • parar ou atrasar o processo das linhas de produção.

Expedição de mercadorias

Finalmente, também é do escopo do gestor de logística e sua equipe providenciar que os pedidos sejam entregues a seus clientes e que as mercadorias cheguem às lojas e unidades fabris.

Para isso, a localização das transportadoras que irão realizar esses serviços é um item fundamental.

Para apoiar essa área e facilitar os processos de cotação e contratação de transportes, a busca por plataformas online revela-se uma excelente saída, onde em poucos cliques consegue-se localizar as melhores opções disponíveis no país.

Se você, gestor de logística, deseja minimizar seus problemas operacionais, facilitando o processo de cotação e a contratação de fretes, acesse a plataforma da CARGOBR e faça um teste. É gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *