* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como funciona a gestão do ciclo do pedido?

Como funciona a gestão do ciclo do pedido?

Compreender o que é o ciclo do pedido e como melhorar seu funcionamento é fundamental para uma empresa que procura oferecer aos clientes uma experiência cada vez melhor, com qualidade e agilidade.

Assim, a gestão do processo deve estar atenta a uma série de fatores que permite ao empreendimento construir uma relação positiva com seus consumidores.

Para saber mais sobre o ciclo do pedido e como aprimorar a sua gestão, continue a leitura do conteúdo que preparamos!

O que envolve o ciclo do pedido?

Há uma série de aspectos logísticos que impactam diretamente no desempenho de uma empresa no mercado, podendo trazer o tão sonhado sucesso comercial.

O ciclo do pedido, por exemplo, é um processo que depende de fatores logísticos para que ocorra de maneira organizada, ágil e eficaz.

Esse processo consiste nas atividades realizadas para que o produto vendido pela empresa chegue às mãos do seu consumidor no prazo combinado e em condições adequadas.

Trata-se, portanto, de um conjunto de operações que tem grande efeito sobre a satisfação do cliente.

Assim, a eficiência do ciclo do pedido é tão importante para a imagem da empresa quanto a qualidade do produto vendido.

Afinal, atrasos, falhas na comunicação e erros na entrega podem levar o cliente a construir uma imagem negativa do negócio, uma vez que os serviços prestados ao entregar sua compra não foram satisfatórios.

Dessa maneira, faz-se essencial estudar o ciclo do pedido do seu empreendimento e verificar se é possível melhorá-lo de alguma forma, trazendo mais satisfação para o consumidor e vantagens para a empresa.

Como calcular?

Um dos aspectos cruciais para avaliar o ciclo do pedido é o tempo gasto na sua realização, uma vez que quanto mais rapidamente for feita a entrega ao consumidor, maior será a sua satisfação.

Para calcular esse tempo, também chamado de Order Cycle Time (OCT), basta contar qual o período que se passou entre a data de realização do pedido e a da sua entrega.

Quanto mais agilidade por parte da empresa, melhor será sua reputação frente ao consumidor.

É claro que é necessário avaliar esse indicador com cautela.

Um e-commerce que vende produtos que já estão em estoque, por exemplo, terá um OCT muito menor do que empresas que vendem artigos personalizados que precisam passar por produção.

Avalie esse indicador sempre em comparação com outras empresas do setor e também com o próprio desempenho da sua empresa.

Também compare-o com o tempo prometido para o cliente para ver se está sempre cumprido o que foi acordado na venda ou não.

Como ter uma gestão de primeira?

Após calcular o tempo do ciclo do pedido, é fundamental analisar de que maneiras é possível aprimorar o processo.

Entre algumas alternativas, podemos citar:

  • entrada e emissão de pedidos,
  • verificação de dados cadastrais,
  • confirmação da disponibilidade do produto no estoque antes da venda,
  • estimativa correta do prazo de entrega para o consumidor,
  • roteirização de entregas,
  • separação e carregamento da mercadoria,
  • expedição dos produtos.

Esses são apenas alguns exemplos de atividades que compõem esse processo bastante complexo e que só se encerra com o fechamento do pedido.

Para realizar uma boa gestão, é fundamental estudar cada uma das etapas que compõem o ciclo, verificando de que maneiras é possível melhorar seu funcionamento.

Dessa forma, podem surgir estratégias logísticas vantajosas para agilizar e otimizar cada atividade, mantendo sempre os padrões de qualidade de cada serviço.

Assim, será possível determinar como proceder dali em diante, garantindo uma experiência ainda mais positiva para os clientes e compras futuras com a empresa.

Para a etapa de envio de pedidos, conte com a CARGOBR!

Agora que você já viu tudo que precisa saber sobre o ciclo do pedido, confira também nosso post sobre a diferença entre SKU e código de barra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *