* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Gestão de transporte: quais os indicadores mais importantes?

Sua empresa utiliza indicadores de performance para medir e avaliar a gestão de transporte da sua organização?

Você já deve ter ouvido falar em KPI, Key Performance Indicator, que traduzido significa Indicadores-chave de Performance.

Essa técnica consiste em avaliar o desempenho das tarefas realizadas pelo seu negócio. No transporte isso também é possível e, mais do que isso, é fundamental.

Cada vez mais o mercado exige serviços de entregas pontuais, sem erros ou danos, portanto, investir no controle dessas atividades é imprescindível para qualquer organização que tenha por objetivo crescer e se destacar no mercado.

Neste post apresentamos os principais indicadores na gestão de transporte. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que são indicadores de transporte?

Os indicadores de transporte são métricas fundamentais que auxiliam na verificação da qualidade dos serviços prestados nessa área.

A adoção deles deve estar associada a algumas ações que tenham por objetivo melhorar os processos, tais como:

  • definição de objetivos a serem atingidos,
  • apresentação dos indicadores aos colaboradores envolvidos no processo,
  • capacitação dos colaboradores para o atingimento dos resultados,
  • medição contínua dos resultados obtidos,
  • avaliação e correção dos possíveis problemas existentes.

Indicadores mais importantes para a gestão de transporte

São muitos os indicadores que podem ser medidos e avaliados na gestão de transporte, no entanto, vamos aos mais importantes e que podem colaborar efetivamente para a melhora dos serviços logísticos de sua empresa:

Percentual de entregas atrasadas

O percentual de entregas atrasadas apresenta a qualidade dos serviços de transporte e está diretamente ligada à satisfação dos clientes.

Para chegar ao valor, basta verificar o número total de entregas realizadas em determinado período e verificar quantas delas não atenderam ao prazo definido.

Compare, então, o percentual atingido com a meta estabelecida.

Caso o resultado esteja aquém das metas, é hora de verificar os motivos que causam o problema e buscar por soluções que corrijam essa situação.

Percentual de entregas com não conformidades

Esse indicador apresenta o número de pedidos devolvidos ou não aceitos pelos clientes, em função de:

Se esse número estiver em desacordo com as metas estabelecidas, vale uma análise criteriosa para encontrar os motivos que causam o problema, pois pedido devolvido é prejuízo para a operação.

Tempo de espera para a resolução de problemas

Outro indicador que precisa fazer parte do cotidiano de sua empresa, está em medir qual é o tempo de espera para que um problema de transporte seja resolvido.

Isso significa, a partir da localização de um contratempo, em quanto tempo a solução é apresentada e aplicada para a sua resolução?

Custo operacional dos transportes

Essa métrica precisa estar presente no dia a dia da operação, pois mostra qual é o percentual que os serviços de transporte representam no custo total da sua empresa.

Novamente precisa-se alinhar a meta estabelecida à real situação do seu negócio, buscando alternativas que viabilizem a sua gestão de transporte com relação a custos e qualidade dos serviços prestados.

Não há como corrigir problemas se eles não forem conhecidos, portanto, trabalhar com KPIs é fundamental para a operação.

Ações precisam ser tomadas quando a realidade do frete não está de acordo com o esperado, o que reflete diretamente nos resultados da operação e na satisfação dos clientes.

Uma forma de minimizar os transtornos está em contar com serviços de qualidade e isso é possível quando se utiliza uma plataforma de fretes, na qual pode-se contratar as melhores transportadoras do país a preços competitivos e com alto nível de qualidade.

Agora que você já sabe como melhorar a gestão de transporte de sua empresa, acesse a plataforma CARGOBR e conheça as possibilidades existentes para resolver definitivamente os seus problemas de entrega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *