* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Gestão de fretes nas mãos de terceiros

Gestão de fretes nas mãos de terceiros

Alguns empresários ainda resistem à possibilidade de “entregar” parte importante de suas empresas, como a logística, nas mãos de um terceiro. Contudo, se sua empresa produz ou vende produtos, sua finalidade certamente não é transportá-los – isso apenas deriva da necessidade ou da maneira com a qual você precisa operar seu negócio. E, ainda que você seja mais resistente, precisa concordar que sua gestão da logística de seus produtos jamais seria tão eficiente, especialmente em termos de custos, do que se você fosse um especialista ou uma empresa dedicada ao assunto.

A dificuldade da terceirização da gestão de fretes e transportes está, principalmente, em encontrar um bom parceiro. Em segmentos mais fechados, empresários temem que companhias especializadas em logística não tenham know-how suficiente para manusear e transportar seus produtos – e muitas vezes até estão certos. Por isso mesmo, ainda que indiquemos a você a possibilidade de entregar os processos logísticos a empresas especialistas, lembramos algumas dicas e cuidados que é preciso tomar:

  • No caso de produtos específicos, busque companhias que já operaram com seu segmento industrial ou comercial. Se ainda assim estiver desconfiado, peça referências e entre em contato com empresas que já foram atendidas (ou ainda são), para avaliar as capacidades.
  • Realize operações isoladas, a título de teste, antes mesmo de se sentar para negociar um contrato de longo prazo.
  • Faça cotações e realize testes com vários fornecedores, lembrando que ao final você não precisa optar necessariamente por apenas um deles.
  • Verifique pessoalmente ou por meio de encarregados as primeiras remessas, o processo de carga e descarga e o manuseio de seus produtos em armazéns e centros de distribuição, apontando para seu fornecedor os erros, problemas e, se possível, até mesmo indicando soluções.

O que exigir na gestão de fretes?

Se um fornecedor propõe um contrato de gestão de fretes, isso significa que o trabalho, fisicamente falando, poderá ficar a seu encargo, porém você ainda precisa acompanhar tudo, correto? É preciso exigir algumas coisas nos dias de hoje, se possível em contrato, para não ter problemas posteriormente.

  • Acompanhamento em tempo-real de entregas e remessas, com rastreamento e localização de produtos e lotes.
  • Relatórios completos e detalhados, sempre separados por tipo de produto, região, rota e outras variáveis, de modo que você possa averiguar onde está tendo lucros ou prejuízos.
  • Atendimento fácil e rápido no caso de problemas e boa taxa de resolução de problemas.
  • Funcionários, colaboradores e agregados legalmente contratados e devidamente licenciados para realizar o transporte de bens.
  • Se a transportadora ou operador logístico possuírem um software de TMS, exija uma possibilidade de integração com o ERP ou sistema de controle de sua empresa.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *