* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
gestão da cadeia de suprimentos

Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística: você sabe como funciona?

Muito se ouve falar de logística integrada e de SCM, sigla que vem do inglês supply chain management, que traduzindo para o português significa gestão da cadeia de suprimentos.

Esses dois conceitos estão ligados e têm por objetivo fazer com que os processos que envolvam a chegada da matéria-prima, até a entrega da mercadoria ao cliente final, funcione de forma assertiva e sem erros.

Isso porque a área de logística é fundamental para qualquer empresa, visto que é ela que garante a satisfação do cliente e os prazos a serem cumpridos pelas indústrias devido aos insumos.

Esse artigo mostra como funciona a gestão da cadeia de suprimentos e logística baseada nesses dois conceitos. Continue lendo e confira!

Diferença entre logística integrada e SCM

A logística integrada tem por objetivo fazer com que os processos internos atendam com qualidade todo o fluxo que envolve a produção de determinado bem.

Já o SCM é um aprimoramento do conceito de logística integrada.

Ele envolve, nesses processos e controles, o relacionamento externo com fornecedores de matéria-prima e a entrega da mercadoria ao cliente final.

O conceito também é o mesmo para empresas varejistas, distribuidores, atacadista e todo negócio onde o fluxo de bens de consumo, insumos, matéria-prima e produtos finais são intensos.

Áreas envolvidas na gestão da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos envolve tarefas e obrigações das seguintes áreas:

  • Planejamento de demanda;
  • Compras;
  • Manufatura;
  • Logística;
  • Atendimento ao cliente.

Enquanto a logística tem como meta a movimentação dos materiais, o SCM tem por objetivo conectar processos empresariais, independente se eles ocorrem dentro ou fora da empresa.

São conceitos que se completam e que colaboram para o aumento de produtividade, diminuição de estoques parados, redução dos custos operacionais e aumento da lucratividade do negócio.

Como isso acontece?

O SCM busca constantemente alianças e parcerias com fornecedores de insumos e matéria-prima que atendam a demanda no momento certo, com o melhor preço e dentro da qualidade exigida.

Também busca empresas terceirizadas que forneçam serviços de transporte, tanto para a chegada como para a saída de produtos, em um modelo de precisão que evite estocagens desnecessárias e que alimente a produção com qualidade.

Essas mesmas empresas de logística, podem ser as responsáveis pelo transporte e entrega dos produtos acabados.

Ainda se relacionam com distribuidores, atacadistas e exportadores que façam a venda e distribuição dos produtos aos clientes finais.

A logística, por sua vez, através de uma equipe competente, faz com que, internamente, as operações ocorram dentro do planejado.

Organização e ferramentas de controle

Todos esses processos demandam uma organização impecável, para que nenhuma etapa seja perdida e para que tudo funcione de forma ágil e com qualidade.

Para isso, o monitoramento de todos as ações, inclusive as externas, é realizado o tempo todo.

A tecnologia contribui para que tudo esteja de acordo com o planejado e qualquer possível problema é observado com antecedência para as devidas providências.

No caso de ocorrências inesperadas, é necessária a existência do “plano B” que deve entrar em ação para que nada cause problemas mais sérios nos processos internos e de produção.

Tecnologia como suporte a gestão da cadeia de suprimentos

Toda essa integração e processos que ocorrem entre as empresas hoje é fruto de muito estudo e investimento, onde o resultado está atrelado a competência, qualidade e preços justos.

Quem ganha é o consumidor, que recebe mais atenção e tem seus desejos e expectativas atendidas, e, por consequência, as empresas que conseguem aumentar a taxa de satisfação do cliente.

A CARGOBR está inserida nesses processos e faz parte da cadeia de suprimentos de muitas empresas e transportadoras que precisam que a tecnologia trabalhe a favor dos seus negócios.

A plataforma da CARGOBR permite que empresas consigam encontrar as soluções para suas necessidades de transporte e logística, aliando preço justo e prazos atrativos, criando-se uma rede de relacionamentos onde todos ganham.

Se você ainda não conhece, acesse o site e faça agora uma cotação online e gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *