* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como gerir uma carteira de clientes?

Como gerir uma carteira de clientes?

Gerir uma carteira de clientes é parte fundamental do dia a dia de uma empresa, contribuindo com a otimização de seus processos e o aumento de suas vendas.

Manter um bom relacionamento com os consumidores da marca é essencial para que continuem comprando e recomendando seus produtos às pessoas que conhecem, assim aumentando o alcance do negócio.

Analisar o conjunto dos clientes da empresa de forma estratégica é o primeiro passo para que isso seja feito com eficiência.

Para entender a importância da carteira de clientes e como gerenciá-la de maneira eficaz, continue a leitura!

O que é uma carteira de clientes?

O termo carteira de clientes é utilizado para se referir ao conjunto de consumidores que mantêm relações comerciais com um negócio.

Assim, tanto aqueles que compraram em algum momento quanto aqueles que continuam adquirindo os produtos ou serviços do empreendimento podem ser incluídos nesse grupo.

Contar com esse registro é fundamental para que uma empresa possa analisar as relações comerciais que mantém com seu público, além de criar estratégias mais efetivas para cada um dos grupos que o constituem.

Nesse sentido, uma das principais etapas da criação de uma carteira de clientes é a categorização desses consumidores, que pode ser feita a partir dos fatores mais relevantes para cada negócio.

Dicas para criar este tipo de carteira

Em primeiro lugar, é importante que a gestão do empreendimento observe a realidade atual de suas relações com o consumidor.

Isso significa que é preciso analisar as relações que mantém com as pessoas que já compraram de sua empresa.

Uma classificação inicial dos clientes pode ser a divisão entre os ativos e inativos, ou seja, aqueles que continuam comprando do negócio e aqueles que pararam de adquirir seus produtos ou serviços em algum momento.

Outro critério de divisão que pode ser efetivo para alguns empreendimentos é aquele que leva em conta a natureza do consumidor em questão, ou seja, pessoa física, jurídica, clientes nacionais ou internacionais.

Assim, uma boa divisão da carteira de clientes deve ser planejada de acordo com o contexto de cada empresa.

Como gerenciá-la com eficiência?

Gerenciar a carteira de clientes de maneira eficiente não é uma tarefa complicada, mas exige atenção e planejamento estratégico por parte do negócio.

Ao realizar uma categorização entre clientes ativos e inativos, por exemplo, é preciso pensar em estratégias voltadas para cada um desses grupos.

Para o primeiro, é importante investir na manutenção da relação com a empresa, enquanto o segundo exige medidas que melhorem o processo de fidelização do empreendimento.

Oferecer promoções, descontos e outros benefícios é uma maneira de demonstrar mais atenção em relação a esses consumidores e criar oportunidades de negócio.

Além disso, também é importante analisar as informações que a carteira de clientes pode fornecer. Se há um abandono durante a jornada de compra, por exemplo, é preciso investigar se há fatores logísticos que interferem nessa decisão ou se existe algum outro motivo.

Assim, gerenciar esse conjunto de clientes com eficiência exige que a organização esteja atenta às demandas de cada um dos grupos determinados durante a elaboração da carteira, além de sua atualização regular.

Agora que você já tem todas as informações de que precisa sobre esse assunto, continue por aqui e saiba por que o método da Curva ABC é essencial para a classificação de estoques!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *