* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
gerenciamento de risco

A importância do gerenciamento de risco no transporte de cargas

Ao ouvir falar sobre gerenciamento de risco, algumas pessoas entendem erroneamente que esse conceito está diretamente relacionado a erros da empresa e que se trata de algo paliativo, ou seja, com o objetivo de resolver temporariamente um problema.

No entanto, essa prática, realizada em empresas de referência em seus mais diversos setores, é, na verdade, algo fundamental para encontrar formas de melhorar e otimizar os processos existentes na organização.

Principalmente quando trazemos para a realidade da logística, encontrar fraquezas, erros em potencial e até mesmo identificar problemas e gargalos que já existem é fundamental para evitar reclamações, atrasos, desperdícios e retrabalho, que são grandes vilões desse setor.

Até mesmo empresas consideradas as maiores em seus segmentos não são perfeitas e é comum que, de vez em quando, algum erro aconteça na operação, o que não significa que essa organização é menos forte ou séria no que faz.

Por esses e outros motivos, prever os riscos e possíveis erros nas operações logísticas é uma etapa essencial para manter a qualidade dos serviços de forma geral, bem como manter o nível de excelência, credibilidade e, claro, a satisfação dos clientes.

É aí que entra o gerenciamento de riscos, um conjunto de ações com foco em trazer melhorias, conhecer os processos da empresa com profundidade e também solucionar erros que acontecem com frequência.

Continue com a gente e entenda um pouco mais sobre essa estratégia, a sua importância e como colocá-la em prática para melhorar toda a cadeia de suprimentos da sua marca. 

O que é gerenciamento de risco?

Como citamos no começo deste artigo, o gerenciamento de risco não significa que a empresa está cheia de problemas e que existem muitos riscos e erros em seus processos logísticos.

O gerenciamento, na verdade, é um conjunto de processos, estratégias e ferramentas para diminuir ou extirpar determinados riscos envolvidos no setor logístico, principalmente no transporte das mercadorias.

Essa estratégia, que pode ser conduzida de maneira diferente de acordo com a gestão da empresa, tem como foco analisar todo o processo logístico, encontrar possíveis brechas que podem causar erros, bem como os eliminar ou reduzir os riscos em si da operação.

Dentro do setor de transporte, por exemplo, alguns dos mais comuns são a perda de cargas, roubos, extravios, atrasos nas entregas e acidentes.

Esses riscos, por sua vez, estão diretamente relacionados a caminhões sem manutenção adequada, irregularidades fiscais, rodovias com danos como buracos, desvios e trânsito extenso, falhas humanas na direção, carga sem rastreamento e mais.

Por que o gerenciamento de risco é tão importante no transporte de cargas?

O gerenciamento de riscos é fundamental para todos os setores da empresa, principalmente quando falamos no transporte de cargas.

Por mapear todos os processos envolvidos no transporte, ele permite encontrar fraquezas que podem virar problemas futuros, bem como identificar pontos a serem melhorados e formas de resolver os problemas existentes, como os atrasos de entregas, por exemplo.

Desde as menores empresas que possuem uma frota reduzida até os grandes centros de distribuição precisam de um gerenciamento de risco de qualidade, para que não percam credibilidade, clientes e as suas mercadorias durante o transporte.

Como realizá-lo com eficiência?

Assim como qualquer outra implementação feita na sua empresa, o gerenciamento de risco precisa ser feito corretamente, para que ele possa desempenhar a sua função, que é evitar problemas durante o deslocamento de mercadorias.

Sendo assim, é necessário criá-lo seguindo alguns passos, como, por exemplo:

Planejamento e mapeamento de riscos: essa fase é fundamental, onde é necessário compreender todas as etapas do transporte e quais são os riscos mais comuns em cada uma.

Identifique os maiores riscos das operações logísticas: entre os mais comuns podemos citar:

Lembre-se de mapear todos os que fazem parte da realidade da sua empresa e de entender quais são os processos que fazem esse risco existir.

Foque na seleção dos colaboradores: monte um time de qualidade para acompanhar os indicadores de risco do seu negócio.

Utilize ferramentas para ajudar: softwares inteligentes de gestão de estoque, sistema de localização de cargas por GPS, sistema de segurança a distância que podem bloquear os caminhões e até mesmo sistemas que analisam o gasto de combustível e produtividade podem contribuir muito com a sua operação.

E aí, pronto para melhorar ainda mais a qualidade dos seus serviços logísticos? Continue em nosso blog e complemente a leitura com o nosso artigo que fala sobre a importância da auditoria de fretes em um e-commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *