* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Melhores gatilhos mentais para vender mais

Melhores gatilhos mentais para vender mais

Considerados verdadeiros parceiros de agências de marketing e empresários ao redor do mundo, os gatilhos mentais para vender mais ajudam na tomada de decisão dos usuários.

Eles podem ser entendidos como estímulos que acionam reações automáticas e emocionais no cérebro humano, levando as pessoas a tomar decisões de compra, onde cada um atua em uma área de nosso subconsciente.

Além de serem ótimos para alavancar resultados, eles ajudam a criar conexões emocionais com os consumidores, tornando as marcas mais memoráveis e aumentando as chances de conversão de vendas.

Como você deve imaginar, para que essas chamadas funcionem precisam ser usadas com o planejamento adequado, nos locais certos e evitar exagerar, para que o usuário não se sinta pressionado ou até mesmo confuso sobre o que fazer na sua página.

De fato, não basta colocar eles em qualquer espaço e esperar a conexão com os usuários, por isso trouxemos esse conteúdo que fala sobre os melhores gatilhos mentais para que a sua empresa consiga vender mais e assim conseguir melhores resultados.

Preparamos cinco desses gatilhos para que você entenda a diferença entre eles, confira modelos e, claro, saiba qual a hora certa usar cada um. 

Boa leitura.

5 gatilhos mentais para vender mais

De forma rápida e sem grandes rodeios, eles conseguem atingir os seus usuários de forma surpreendente, facilitando a aquisição, bem como encurtando o tempo de um usuário virar lead e, de lead, um cliente fiel. Veja a seguir a nossa seleção de gatilhos.

Prova social

A prova social é um gatilho mental muito eficaz, pois ajuda a criar confiança e credibilidade na marca. Ele usa como principal artifício o comportamento que as pessoas tendem a seguir a ação de outras pessoas em situações similares. 

Quando um grande número de pessoas está fazendo algo, é comum que outras pessoas se sintam incentivadas a fazer o mesmo.

Um grande exemplo desse tipo de estratégia é uma página de depoimentos no site da sua marca.

Urgência

O gatilho de urgência parte do pressuposto que se ele deixar claro que determinada oportunidade especial está perto de acabar, as pessoas logo irão tomar uma decisão para não ficarem sem.

Contagem regressiva em sites, avisos de encerramento de uma promoção e até mesmo envio de avisos sobre o final de uma grande promoção são os principais exemplos desse tipo de gatilho.

Fazendo com que o cliente tome uma decisão rápida, ele evita a demora em pensar sobre comprar ou não e logo clicar em finalizar aquela aquisição.

Escassez

Poucas unidades, exclusividade e personalização. Quem não quer ter o último modelo de algum produto que tanto esperava, sabendo que nenhuma outra terá aquilo naquele momento?

O famoso “restam poucas unidades, não perca essa chance” é suficiente para fazer as pessoas fazerem longas filas nas lojas.

Afeição

O gatilho de afeição é um dos melhores, justamente por mexer com o emocional do usuário. 

Trata-se de uma estratégia que busca apelar para os sentimentos e emoções do público-alvo, em vez de apenas focar nas características do produto ou serviço.

Campanhas com storytelling, personagens reais, humanização e toque emocional são grandes exemplos de marketing com afeição.

Novidade

O gatilho da novidade é muito comum no lançamento de produtos ou na inovação de algum já existente. Ele aguça a curiosidade, traz a vontade da pessoa ser um dos primeiros a testar algo e, claro, saber em primeira mão do que se trata.

Desde alimentos até eletrônicos, como os smartphones usam esse gatilho.

E aí, pronto para usar os gatilhos mentais para vender mais? Aproveite para ler também sobre como aumentar as suas vendas na internet com as nossas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *