* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Fulfillment Center: o que é e por que é tão importante para o e-commerce

Fulfillment Center: o que é e por que é tão importante para o e-commerce

Com o crescimento das vendas realizadas pelo e-commerce e televendas, a logística passou a ser vista como um diferencial de negócios. O Fulfillment Center ganhou destaque e foi adotado em muitos empreendimentos.

Cada vez mais o consumidor deixa de ir até à loja física, então, a saída é fazer com que os produtos cheguem até ele.

Milhões de pessoas em todo o mundo adotaram, em função da pandemia da Covid-19, um novo sistema para abastecer suas casas.

As compras realizadas pela internet tiveram um grande impulso e as lojas virtuais não param de crescer. 

Diante dessa realidade, um dos pontos mais valorizados pelos clientes é a entrega do pedido, ou seja, a rapidez, qualidade e assertividade do estabelecimento em fazer com que as mercadorias solicitadas cheguem ao seu destino. 

Continue a leitura e entenda por que o Fulfillment Center é tão importante para o e-commerce.

O diferencial de vendas

Os preços praticados continuam sendo os líderes nos diferenciais de vendas e influenciam o consumidor na escolha dos fornecedores.

No entanto, outro fator valorizado pelo mercado é o prazo de entrega dos pedidos.

Para isso, as empresas buscam alternativas que atendam a essa exigência, sem impactar os custos e que consigam conquistar a preferência do público. Surgiu, então, o Fulfillment Center, uma estratégia que resolve a situação e vem ganhando força no mercado.

O que é Fulfillment Center?

Fulfillment Center é o cumprimento e a realização no atendimento do pedido, ou seja, envolve todo o processo desde a chegada de uma encomenda até a entregas das mercadorias no seu destino, no entanto, tudo isso em um tempo curto e alta qualidade do serviço.

A ideia é que em um curto espaço de tempo um pedido tenha sido:

  • avaliado,
  • aprovado,
  • mercadorias separadas,
  • entrega realizada.

No entanto, o grande problema para que isso aconteça rapidamente está nos processos logísticos, exigindo controles e tarefas que nem sempre são ágeis.

Entra, então, o Fulfillment Center, um método que cria diversos espaços com pequenos estoques para o atendimento ao cliente.

Não se trata de CD, Centro de Distribuição, mas de locais estrategicamente instalados na cidade ou região e que farão o atendimento dos pedidos que chegam à central.

Como funciona o Fulfillment Center?

O Fulfillment Center entra em operação a partir de alguma encomenda realizada na região que atende.

Após os processos da central de vendas, em que rapidamente se trabalha as questões burocráticas, o pedido é encaminhado ao Fulfillment, que possui uma equipe pronta para realizar a separação das mercadorias e providenciar a entrega ao comprador.

Por se tratar de pequenas estruturas físicas, o volume de produtos disponíveis é o suficiente para o atendimento à demanda, portanto, se faz necessário a utilização de um sistema de gestão de estoque de qualidade para evitar a falta de itens.

Vantagens da implantação do Fulfillment Center

Nota-se que para implantar essa metodologia é necessária muita organização, além de um sistema logístico de alto padrão.

Os resultados obtidos a partir desse conceito trazem muitos benefícios para a companhia e clientes, tais como:

  • redução nos prazos de entrega,
  • descentralização dos estoques,
  • facilidades para a realização de inventários,
  • eliminação de stockout,
  • estoque em acordo com a demanda,
  • satisfação dos consumidores.

A Amazon, por exemplo, adotou esse sistema e vem conseguindo obter um excelente retorno junto à sua clientela.

Além de acelerar o processo de entrega das mercadorias, trabalha com qualidade a logística reversa, resolvendo rapidamente possíveis problemas.

Se sua empresa enfrenta problemas com os prazos de chegada dos produtos aos clientes, faça um estudo a respeito dessa estratégia e avalie a possibilidade de implantá-la nos locais de grande concentração de pedidos.

Agora que você já sabe o que é Fulfillment Center e como funciona, inscreva-se na nossa newsletter e continue recebendo mais artigos sobre logística e novidades do setor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *