As siglas FTL e LTL referem-se a capacidade de carga dos caminhões, onde para cada um dos casos existem regras e políticas próprias e diferenciadas.
São duas siglas que servem como referência e que possuem características diferentes na contratação de fretes, alterando valores, condições e tempo de entrega das mercadorias.
Elas foram criadas especificamente para o transporte rodoviário e são utilizadas com bastante frequência nesse segmento.
Nesse post, conheça as diferenças entre FTL e LTL.
O que é FTL e LTL?
A sigla FTL, do inglês Full TruckLoad, é utilizada quando determinada carga é suficiente para completar um caminhão inteiro.
Já a LTL, de Less than TruckLoad, é utilizada quando a carga a ser despachada não é suficiente para ocupar a capacidade total de um caminhão.
As duas situações são tratadas de forma diferenciada pelas empresas de transporte e possuem vantagens e desvantagens, como veremos a seguir.
Vantagens e desvantagens da FTL
Normalmente, a FTL é utilizada por empresas que possuem grandes necessidades de transporte e que fecham contratos por determinado período.
É muito comum no transporte de soja, grãos em geral, carvão e mercadorias que precisam ser transportadas em grandes quantidades para um mesmo local.
As vantagens são:
- Possibilidade de negociar valores mais baixos em função da garantia de carga;
- Tempo de transporte menor, uma vez que a carga é única;
- Sem paradas ou manejo da carga, o que diminui danos e perdas.
Desvantagens:
- Não há como reduzir custos e compartilhar o transporte com terceiros, sendo necessário assumir os valores da carga completa;
- O endereço de entrega é único, não sendo possível realizar entregas para diversos clientes.
Vantagens e desvantagens da LTL
O LTL também é conhecido como carga fracionada, uma vez que o valor do transporte é dividido entre interessados em despachar mercadorias para um mesmo local, mas em vários endereços.
Esse modelo é muito utilizado por lojas e distribuidoras que necessitam entregar pequenas embalagens.
As vantagens são:
- Dividir o custo de transporte com outros interessados na mesma rota;
- Entregar a encomenda no endereço que desejar, independente de volume ou peso.
As desvantagens:
- O tempo de entrega é maior que o da FTL, pois, a mercadoria entrará no cronograma da transportadora;
- Os riscos de danos e perda são maiores, uma vez que o caminhão possui programação de entregas onde ocorrem paradas e manejos de mercadorias.
Transporte para todos os gostos e necessidades
A combinação de FTL e LTL é bastante utilizada pelas transportadoras.
Elas viajam com carga fechada até um depósito ou filial e lá, com veículos menores, fazem a entrega no sistema LTL pelas redondezas.
A plataforma CARGOBR possibilita a escolha da melhor opção para sua empresa, facilitando cotações com centenas de transportadoras que atuam nos sistemas FTL e LTL. Acesse e faça uma cotação gratuita.
Bom dia…
Venho através deste deixar nossos contatos para possíveis atendimentos com relação a Renovação de Certificado do Tacógrafo, manutenção e venda de Disco Diagrama.
Podemos estar encaminhando todas as datas das próximas renovações dos Certificados Cronotacógrafos, é só nos enviar as Placas dos veículos que faremos a consulta e encaminhamos atualizadas. Isso não gerará custo alguma, faremos essa consulta como cortesia.
Estamos a disposição para qualquer dúvida e esclarecimentos, seguem abaixo nossos contatos e desde já, agradeço.
*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ·*¨)
(¸.·´Tatiana Alves
Comercial
BR Tacógrafos
Av. dos Estados, 7050 (Dentro Estacionamento Caminhões)
Pq. Jaçatuba
Santo André-SP
(011) 4401-1035
E-mail: comercial@e-lacre.com.br
Resumindo: se você tem um perfil de carga de pequenos volumes, vários destinos diferentes,que pode sofrer vários “handlings” e pode esperar prazos 200-300% maiores que numa carga dedicada (FTL), não há motivo para não utilizar LTL e economizar muito.
Caso contrário, cargas de grande volume, agendamento de entrega ou janelas específicas, aliados a materiais que não pode sofrer muito manuseio, deve-se pagar o preço do FTL, que no Brasil é um dos mais caros do mundo devido a principalmente infra-estrutura precária.