* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Frotas – um item importante na escolha de uma transportadora

Frotas – um item importante na escolha de uma transportadora

É preciso levar em consideração uma série de fatores na hora de selecionar transportadoras aptas a trabalhar com suas mercadorias e remessas. Preço é sempre um diferencial, mas não deve ser sua única base no processo de decisão. Um dos principais fatores a questionar e avaliar com calma é a frota de cada uma das transportadoras que oferecem serviços a você.

Na hora em que você recebe uma cotação, pode sempre perguntar ou pedir mais dados a respeito da frota de cada um dos ofertantes, inquirindo-os em relação a dados como:

  • Tamanho da frota – quantos caminhões e veículos são empregados e quantos estão em reais condições de uso.
  • Variedade – a frota da transportadora possui várias opções de veículo para realizar fretes?
  • Idade – verifique se a empresa renova com frequência seus veículos e peça dados objetivos em relação à idade média dos veículos em operação.
  • Regiões – você já sabe o número de veículos do frotista, mas quantos operam na região que você precisa?

Ao avaliar o número de veículos de uma frota, é preciso estar atento ao uso que a transportadora faz dela. Uma frota pode ser pequena, desde que a transportadora não possua uma infinidade de clientes. Sempre busque dados sobre o volume de cargas transportado para bater com o número de veículos da frota da empresa – incluindo tanto a frota própria quanto agregados.

Manutenção

Tente se informar sobre quais as rotinas de manutenção conduzidas pela empresa de logística e sua frequência. De nada adianta dispor de uma enorme frota se ela nunca é verificada e mantida em condições de uso. Também vale perguntar a respeito da política de renovação de veículos e com que frequência novos caminhões ou carros são adquiridos.

O que você precisa

A frota da transportadora deve possuir os veículos que você precisa e que possam transportar sua carga com melhor acomodação e rapidez. Especialmente no caso de entregas urbanas, questione o fornecedor a respeito da frota para uso dentro de cidades – VUCs e comerciais leves. Tente saber como cada entrega será feita e com que veículo, pois muitas vezes isso faz a diferença.

Geografia

Algumas transportadoras dispõem de um enorme número de veículos atendendo a determinada região, mas não possuem cobertura em outras. Tente alinhar a presença da frota da transportadora às suas necessidades de frete, para evitar atrasos e demora na realização do serviço.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *