* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

O frete online e o tal mercado "spot"

O frete online e o tal mercado “spot”

Se você trabalha principalmente com produtos mais básicos, certamente sabe o que é o tal do mercado “spot”, mas para quem trabalhar com mercadorias pouco homogêneas e com volumes extremamente variáveis, como o segmento de e-commerce, esse tipo de mercado é praticamente inexistente. O mercado “spot”, como sugere a palavra em inglês, é aquele pago à vista e com entrega imediata do produto ou serviço. No segmento de transportes e logística, embora muitas das negociações envolvam contratos de maior prazo, há uma grande incidência de contratações “spot” de frete.

Ao contrário de outras commodities – e o frete é, na verdade, uma delas – o transporte de mercadorias não é negociado em bolsa ou possui índices de preço e variações oficiais. Contudo, com o crescimento do mercado de fretes online, especialmente para operações fracionadas, o mais provável é que cheguemos a valores “médios” de mercado que possam gerar uma ideia do que seriam os preços praticados no mercado spot.

Por uma questão de homogeneidade de custos, concorrência excessiva e também margens similares, transportadoras oferecem preços distintos, mas geralmente dentro de um determinado intervalo de variações, para uma mesma rota. A tendência é que, com a intensificação do frete online, esse intervalo se torne cada vez menor, chegando a um preço “commodity” para o frete nas principais regiões do país.

Você pode começar em sua empresa

Usando o frete online com maior frequência, ou seja, contratando operações à vista para realização imediata, em spot, você estará ingressando nesse mercado de antemão. A vantagem é que, com o tempo, você mesmo pode gerar médias de valores spot razoáveis para balizar futuras contratações, efetuar previsões e projeções de custos de fretes, com base em variações ocorridas, além de estudar a influência de insumos do segmento, como combustíveis e pneus no preço que você costuma pagar.

Criando rotinas que mantenham esses dados atualizados é algo que permitirá à sua empresa não apenas negociar melhor contratações de frete realizadas em spot, em mecanismos de cotação online como a CARGOBR, mas também a fechar melhores negócios em eventuais contratos de longo prazo que você venha a assinar com empresas transportadoras. Além disso, é possível monitorar as variações desses preços, compreendendo melhor qual a influência dos fretes em sua própria composição de custos, e seguindo estratégias de preço para seus produtos que garantam lucratividade.

Enfrentando a crise

Especialmente na crise que, segundo muitos, está próxima, um bom controle dos preços spot de frete pode colocar sua empresa em vantagem perante a concorrência. Com uma melhor ideia do que é um preço “justo” para suas operações de transporte, seu negócio pode prosperar mesmo em um cenário negativo, com a garantia de que você não estará pagando mais do que deveria pelo transporte dos itens que você comercializa. Comece hoje mesmo a monitorar e a criar sua própria rotina de controle de preços e não tenha preguiça na matemática – em uma crise sempre há quem ganhe e quem perca,  e geralmente aqueles que fazem cálculos com maior dedicação vencem ao final.

banner

 

One thought to “O frete online e o tal mercado "spot"”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *