Qualidades como liderança, conhecimento, criatividade e muita vontade de estudar e conhecer novas tecnologias serão imensamente valorizadas no mercado de trabalho com o advento da logística 4.0.
Acompanhando o que já vem acontecendo no chão de fábrica, a partir da adoção da indústria 4.0, a logística segue o mesmo caminho.
O profissional de logística terá, portanto, que conviver com a tecnologia que continua sendo desenvolvida e passa a fazer parte do cotidiano da área.
Esse post apresenta qual a formação ideal para o profissional de logística no mundo 4.0. Continue lendo e confira!
As oportunidades futuras do profissional de logística 4.0
O cenário da logística no futuro prevê robôs que localizam, transportam e carregam os veículos para viagens.
Bem como equipamentos que se comunicam e que evitam erros, conferindo pedidos e validando entradas e saídas de mercadorias e também os locais apropriados para cada tipo de armazenamento.
Tudo isso já está sendo implementado a passos curtos e será a realidade de um futuro que não está muito longe de acontecer.
Caminhões autônomos que viajam sem parar até o destino e tomam decisões a partir de informações coletadas nos diversos canais de mídias já estão sendo testados.
Como ficarão, então, os profissionais da logística?
Essa é uma pergunta que não cessa entre os milhões de profissionais que hoje atuam e vivem desse segmento.
Qualificação é a resposta.
Os profissionais da logística 4.0, assim como na maioria das outras profissões, precisarão se qualificar para planejar, programar e monitorar os ambientes automatizados que estão sendo construídos.
O que vem acontecendo na Alemanha
A indústria 4.0, precursora da logística 4.0, já é uma realidade na Alemanha e vem mostrando tendências interessantes em termos de empregos.
As tarefas dos operários das indústrias alemãs estão sendo substituídas por robôs.
No entanto, esses profissionais passaram a operar, programar e monitorar esses equipamentos e estão sendo buscados em um mercado que não estava pronto para isso.
Isso fez com que os trabalhadores qualificados estejam sendo muito valorizados.
A previsão é que haverá uma demanda de mais de 200 milhões de vagas nos próximos 18 anos nesse segmento de automação.
Segundo matéria da Revista Exame, uma pesquisa da consultoria Roland Berger prevê que os técnicos deixarão as tarefas repetitivas e se concentrarão nas partes estratégicas da empresa.
A formação do profissional de logística
O profissional de logística do mundo 4.0 terá um perfil diferenciado do atual.
Hoje a grande maioria está envolvida nos processos de manuseio e controle de mercadorias.
A logística do futuro precisará de profissionais capacitados a operar equipamentos cada vez mais sofisticados, por isso, a necessidade de uma formação acadêmica condizente com as tendências que já estão aparecendo timidamente.
Engenheiros, programadores, analistas e cientistas de dados serão bem vindos e muito bem remunerados para manter a operação em funcionamento.
O mesmo processo que aconteceu no meio rural quando houve a chegada das colheitadeiras e tratores volta a se repetir.
A indústria passa pelo processo e a logística inicia sua jornada. É a tecnologia trabalhando a favor do ser humano.
É inegável que a qualidade de vida da população melhorou, mesmo em meio a tantos problemas.
Também devemos admitir que a tecnologia e a automação elevaram a expectativa de vida do planeta.
Não há como “segurar” a automação que já é uma realidade e passa a fazer parte da vida de todos.
Por isso, a melhor ideia e ação do profissional de logística é se preparar, através de investimentos no aprimoramento e conhecimento da tecnologia, para assegurar uma brilhante carreira no seu segmento de trabalho.
Se você gostou desse artigo, que tal ler também o post, conheça 6 cursos de logística para capacitar você e seus funcionários?