* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como focar em empreendedorismo sustentável? Aprenda o passo a passo completo!

Como focar em empreendedorismo sustentável? Aprenda o passo a passo completo!

O empreendedorismo sustentável vem sendo um assunto discutido por intelectuais, Governo e algumas organizações que estão preocupados com o futuro do planeta.

A pergunta que sempre é apresentada nesses debates diz respeito a como crescer, progredir e gerar empregos sem colocar em risco o meio ambiente.

De um lado, a necessidade de gerar riquezas faz com que as empresas aumentem os seus processos produtivos.

Do outro, os problemas que estão sendo ocasionados em função da destruição das reservas naturais causam grandes transtornos para a sociedade.

A poluição ambiental é uma realidade tratada de forma tímida pelas autoridades mundiais, no entanto, os problemas causados por essa realidade ceifam vidas, destruindo os ecossistemas e causando sérios danos aos:

  • rios,
  • mangues,
  • florestas,
  • oceanos,
  • atmosfera.

Nesse post apresentamos o empreendedorismo sustentável e de que forma ele pode ser aplicado pelas empresas para colaborar com um mundo melhor. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável envolve ações que todas as empresas e organizações podem implantar nas suas atividades diárias, buscando ser:

  • ecologicamente correta,
  • economicamente viável,
  • socialmente justa,
  • culturalmente diversa.

Esse objetivo precisa fazer parte de qualquer organização e não apenas das empresas voltadas a cuidados com o meio ambiente.

Se todos os setores da economia colaborassem e estivessem dispostos a contribuir com a sustentabilidade, a atual situação poderia sofrer grandes transformações e a recuperação ambiental seria uma realidade em todo o planeta.

Quais as vantagens de investir na sustentabilidade?

A primeira grande vantagem em investir na sustentabilidade está em possibilitar às novas gerações condições de viver em um mundo melhor.

Segundo o Índice de Desempenho Ambiental, o Brasil ocupa a 46ª posição nesse quesito. Entre os 180 países avaliados, com relação à emissão de CO², ocupamos a 92ª posição, portanto, muitas ações precisam ser realizadas. 

Preservar a natureza é investir e possibilitar condições para uma vida digna e de qualidade.

As empresas que trabalham buscando ações sustentáveis são admiradas e recebem o apoio da sociedade, pois, além da busca pela lucratividade da operação, esses empreendimentos têm como objetivo:

  • desenvolver seus processos sem causar impactos ao meio ambiente,
  • colaborar com o desenvolvimento da sociedade,
  • desenvolver modelos inovadores.

O conjunto dessas ações possibilita qualidade de vida a todos os envolvidos, proteção ambiental, técnicas e produtos que diminuem custos e facilitam o cotidiano da sociedade.

Como aplicar esse tipo de empreendedorismo?

O empreendedorismo sustentável consiste em ações que tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida da população e impedir a agressão ao meio ambiente.

A CARGOBR, por exemplo, realiza as entregas de mercadorias utilizando carros elétricos.

Essa ação colabora para a diminuição da emissão de gás carbono na atmosfera, não contribuindo com o aquecimento global.

Outra ação da nossa empresa está no plantio de árvores, visando a preservação do meio ambiente, quando:

  • colabora com o equilíbrio da temperatura e umidade,
  • sequestra o dióxido de carbono da atmosfera,
  • ajuda a economizar energia.

Ações como essa inspiram aqueles que convivem diretamente com a empresa a buscarem alternativas para também colaborarem com a natureza, através de pequenas ações que podem ser realizadas em suas casas e no dia a dia.

O envolvimento de colaboradores nesses processos traz grandes resultados, inspirando as pessoas e criando laços além do profissional entre colaboradores e empresa.

Agora que você conhece mais sobre o empreendedorismo sustentável, reúna a sua equipe e busque alternativas para implantar ações que colaboram com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas.

Para conhecer mais sobre esse importante assunto, leia nosso post que apresenta como o transporte e logística podem contribuir com a sustentabilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *