Se você nunca ouviu falar em erro de reversão em fretes ou se até escutou, mas não sabe do que se trata, não se preocupe. Esse é mais um dos muitos termos utilizados na área de transporte de carga e que costuma ser um grande mistério para quem não é do ramo.
Mas fique tranquilo: neste post explicamos o que é a reversão para que você nunca mais tenha dúvidas sobre o assunto e, claro, para que saiba o que fazer caso precise tratar dessa situação.
O que é a reversão de fretes
Chamamos de reversão de fretes quando o valor da entrega contratada é transferido de um CNPJ para outro CNPJ, ou seja, a responsabilidade de quitar a dívida passa de uma empresa para outra empresa.
Exemplo de reversão de frete
Para facilitar a compreensão, vejamos um exemplo: um cliente, ao contratar os serviços de uma transportadora, informa que o pagamento deverá ser feito pela pessoa que receberá a carga. No momento da entrega, porém, o destinatário se recusa a pagar o valor combinado pela entrega.
Desde que remetente e destinatário estejam de acordo, é realizado um procedimento para reverter o frete, colocando-o como responsabilidade de quem enviou o produto e não de quem a comprou – no caso do exemplo citado.
A princípio, pode parecer algo simples, mas que pode gerar certa dor de cabeça, então é preciso ter cuidado!
Motivos que levam ao erro de cobrança
Ainda que possa haver falha na comunicação, levando destinatário e remetente a não se entenderem sobre quem deve pagar o frete, o motivo mais comum para que a cobrança siga para a pessoa indevida é erro no preenchimento de dados da nota fiscal emitida pela transportadora – e posteriormente transportados para o Conhecimento Eletrônico de Transporte (CT-e), documento que registra uma prestação de serviços de transporte de carga e que é exigido pelo Ministério da Fazenda.
Em que momento o equívoco é detectado
Geralmente o erro só vem à tona no momento da entrega da mercadoria, quando o destinatário percebe que o frete que deveria estar pago, foi designado como a pagar. É quando os envolvidos devem entrar em acordo sobre o pagamento para que seja corrigida a informação.
Como solicitar a reversão de fretes
A solicitação para a reversão de frete deverá ser feita pelo responsável de pagamento de frete enviando para a transportadora cópia da nota fiscal da mercadoria e carta de autorização do novo pagante, assumindo o pagamento do frete.
Como costumamos dizer, “errar é humano” e até mesmo na contratação de um frete pode ocorrer equívoco como o responsável pela cobrança. O erro de conversão, contudo, pode ser corrigido de modo simples e rápido, especialmente se você puder contar com uma equipe especializada em transportar sua carga.
Nós, da CARGOBR, somos especialistas em fazer com que seus produtos sejam transportados de forma rápida e segura. E, ainda, tomamos todos os cuidados necessários para que cada aspecto desse processo ocorra de forma correta e agradável.
Agora se você quer saber quais outros erros podem acontecer com o frete do seu produto, confira um super webinar que gravamos juntos com a Arquivei, ressaltando os 3 erros fiscais mais comuns:
Olá,
entendo que é fácil a reversão do frete para informar quem será o pagador do serviço.
Mas e com relação aos termos fiscais?
Já que para transportar uma carga é necessário a emissão de um CT-e e este CT-e estará com o TOMADOR DO SERVIÇO errado. Como a empresa pagadora do frete irá lançar esse CT-e? Carta de correção eletrônica é legal nesse caso?
Obrigado.