* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Você já ouviu falar em manifesto de carga?

Você já ouviu falar em manifesto de carga?

Seja você um dono de um comércio ou uma pessoa que pretende um dia contratar algum serviço de logística, precisa conhecer o documento manifesto de carga.

Quando falamos em logística, muitas pessoas focam na questão prática dessa área, como a gestão do estoque, separação dos itens depois de uma compra, bem como as rotas e a gestão de riscos para evitar incidentes durante os percursos.

No entanto, apesar desses fatores serem essenciais, algumas partes da logística acontecem dentro do escritório, principalmente quando falamos nas obrigações tributárias e burocracias que envolvem a emissão de documentos.

Independentemente do seu segmento de atuação e porte, para contratar uma parceira de logística, diversos documentos precisam ser emitidos para a sua segurança e a do cliente final.

Desde a nota fiscal até documentos mais específicos, como a ordem de coleta de carga e o manifesto de carga, devem ser emitidos.

De forma que, se por algum motivo o caminhão for parado em uma blitz, evita-se uma série de penalidades, incluindo multa e retenção da mercadoria.

Pensando em ajudar você a saber mais sobre essa questão burocrática da logística, criamos esse artigo que fala tudo o que você precisa saber sobre o manifesto da carga, onde você entenderá de uma vez por todas do que se trata e a sua importância.

Além disso, iremos trazer dicas de como emitir esse documento e o que fazer para tornar a logística da sua empresa totalmente correta e dentro das legislações vigentes. Continue a leitura. 

O que é o manifesto de carga?

O manifesto de carga eletrônico, também conhecido por MDF-e, é um dos documentos obrigatórios para o transporte de mercadorias, criado para tornar as operações mais simples, já que ele substitui outros três documentos.

Sendo assim, em vez de precisar emitir a capa de lote eletrônico, manifesto de papel e o manifesto de carga modelo 25, a sua empresa precisa agora ter apenas o MDF-e.

Totalmente digital, o que economiza tempo e recursos materiais, como tinta e papel, ele possui todas as informações relacionadas ao conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) e à nota fiscal eletrônica daquela entrega.

Qual a importância dessa documentação?

A importância desse documento se dá por várias causas. 

Em primeiro lugar, ele é obrigatório para qualquer entrega que ocorra em alguma rodovia do país e a sua ausência pode implicar na retenção das cargas, multas e demais penalidades.

Mas não só isso: ele é extremamente rico em informações, trazendo segurança tanto para quem está enviando os itens, bem como para o cliente final, que terá a certeza de que receberá o seu pedido.

Além disso, ele evita fraudes e furtos. Isso porque no manifesto de carga encontramos informações sobre o pedido e o seu transporte, de forma que ele deve acompanhar a encomenda o trajeto todo, até o seu destino final.

Quem deve realizar a emissão do MDF-e?

Agora que você sabe do que se trata o MDF-e, a sua importância e as questões legais envolvidas na emissão e posse desse documento, é hora de compreender como funciona a sua emissão.

O manifesto de carga deve ser emitido pela transportadora contratada e estar em posse do embarcador, ou seja, o motorista do caminhão que levará as mercadorias durante todo o seu trajeto.

Isso acontece, pois durante o transporte, o embarcador é o responsável pelos itens presentes no caminhão e, caso aconteça algo, por estar com o documento em mãos, tudo pode ser resolvido dentro do previsto na legislação.

Inclusive, fica a dica: ao contratar qualquer tipo de transporte de carga, garanta que no contrato esteja a cláusula sobre a emissão e posse desse documento por parte da contratada.

E aí, pronto para realizar a entrega dos seus produtos com mais segurança? 

Entre em nosso site e saiba como é fácil fazer a sua cotação para qualquer lugar do país, com a certeza de que a tecnologia e todos os documentos necessários estarão com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *