Skip to main content
fake news

Fake news, a responsabilidade no combate às notícias falsas!

Muitas pessoas acabam utilizando a internet com o objetivo de criar calúnias e mentiras. Essa é a chamada fake news, um dos mais sérios problemas da atualidade.

Sem dúvida, essa situação pode causar grandes transtornos a pessoas, negócios, organizações e a sociedade de modo geral.

Uma notícia falsa pode mudar o resultado de uma eleição ou criar animosidades entre pessoas e grupos, além de influenciar consumidores com produtos enganosos.

O problema é tão sério que o governo do Brasil resolveu agir e criou uma legislação específica para tratar do assunto, visando combater a disseminação de informações falsas na internet.

Neste post mostramos como combater fake news e até onde vai a responsabilidade de cada pessoa sobre esse assunto. Leia mais e confira!

O que é fake news?

O termo fake news vem do inglês e significa notícia falsa.

Normalmente tem por objetivo a publicação de notícias inverídicas, para “plantar” alguma informação que possa favorecer, prejudicar alguém ou algo em detrimento da verdade.

Através da internet é possível criar situações que atraiam visibilidade de milhões de pessoas e divulgar notícias que chamem a atenção e sejam compartilhadas por milhares de usuários, disseminando uma notícia falsa.

Como identificar e combater a fake news?

Para identificar e combater a fake news é importante ter atenção com alguns detalhes que podem demonstrar a veracidade ou não do conteúdo. São eles:

Verificar a fonte da informação

A verificação da fonte é fundamental, portanto confira se o site é conhecido e possui boa reputação com relação a notícias.

Se você recebeu a informação através de redes sociais, verifique quem foi o remetente e se existe indicação de uma fonte confiável.

Pesquisar

Se você não conhece a fonte da informação, faça uma pesquisa a respeito do divulgador na própria internet.

Avalie se outros sites também compartilharam a mesma notícia e desconfie sempre de informações que podem causar grandes impactos na sociedade.

Ler a notícia completamente

Muitas informações para atrair público usando títulos e subtítulos impactantes, portanto, avalie todo o material para não ser enganado.

Verificar a data da notícia

Outra maneira de identificar fake news está na busca da data da informação. Se esta informação não existir, as chances da notícia ser falsa são grandes.

Visando criar polêmica, pedaços de notícias antigas são utilizadas para apresentar uma falsa ideia para algo novo que aconteceu.

Observar a qualidade do texto

Muitos desenvolvedores de fake news caem nesse item, uma vez que notícias de jornais e mídias sérias não apresentam erros ortográficos, frases sensacionalistas em caixa alta ou ainda excessos de pontuação.

Consultar plataformas especializadas

Existem plataformas na internet que apresentam a relação de dados e informações falsas, portanto, podem ser pesquisadas para a averiguação dos fatos.

Algumas delas:

O que fazer para evitar fake news?

Além de avaliar todos os pontos apresentados, outra maneira de conter notícias depreciativas, desanimadoras, negativas e que podem causar problemas para as pessoas é simplesmente excluí-las e não divulgá-las.

São tantas informações na internet que em meio a fake news, serviços de utilidade pública e de real importância acabam não sendo percebidas pelos usuários.

Todos precisam se conscientizar que poderão criar sérios problemas com a divulgação de notícias falsas e preservar pessoas e organizações de calúnias, injúria e difamação.

Agora que você já sabe sobre sua responsabilidade com relação às fake news, descubra porque a inteligência emocional é um fator determinante para o seu sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *