* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

O que fazer quando ocorre extravio na carga?

O extravio na carga é caracterizado pelo desvio dos materiais ao seu destinatário, seja em função da perda da mercadoria ou de algum acontecimento que pode fugir ao controle do remetente ou transportadora, impedindo, portanto, que ela seja entregue.

Com o sucesso alcançado pelas lojas virtuais em todo o Brasil, grandes mudanças ocorreram na logística do transporte, pois um volume muito grande de encomendas e pequenos pedidos circulam pelas rodovias do nosso país diariamente.

Para se ter ideia a esse respeito, de acordo com as projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), nosso país deverá alcançar no ano de 2023 aproximadamente R$ 186 bilhões em vendas, somente considerando os canais digitais.

Isso significa milhões de entregas, onde situações envolvendo extravio na carga certamente acontecerão.

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e o que você deve fazer se eventualmente essa situação acontecer com a sua empresa. Continue lendo e confira os detalhes!

O que pode provocar o extravio na carga?

O extravio na carga pode acontecer em função de diversas situações.

Uma delas diz respeito aos erros operacionais, ou seja, troca de mercadorias na preparação dos pedidos ou ainda endereços inválidos ou incompletos.

Esses equívocos acontecem com empresas que não possuem uma boa gestão logística, podendo ocorrer com os remetentes da carga, como também com a equipe de transporte.

Outro motivo que provoca esse problema diz respeito aos roubos e furtos, situação que pode ser minimizada a partir de algumas ações envolvendo segurança e cuidados extras, no entanto, os riscos existem e esses lamentáveis incidentes acontecem.

Por fim, existem ainda os acidentes, envolvendo:

  • incêndios, 
  • colisões,
  • outros problemas passíveis de acontecer.

Apesar disso, os cuidados na manutenção dos veículos, bem como o treinamento dos motoristas fazem toda a diferença com relação a esses assuntos.

Como agir em caso de extravio na carga?

É importante lembrar que toda empresa de transporte precisa ter um seguro sobre a carga, portanto, caso ocorra algum problema, o contratante deve ser comunicado imediatamente a esse respeito, quando deverá ser indenizado pelos prejuízos decorridos do extravio.

No caso de contratação via plataforma da CARGOBR, a responsabilidade da entrega e a integridade dos produtos é da transportadora.

É importante registrar que tão logo alguma situação de extravio na carga venha a ocorrer com o pedido, a CARGOBR é informada pela transportadora e toma todas as providências necessárias para que o contratante tenha seus direitos garantidos.

Também é fundamental que o contratante faça contato com o destinatário da mercadoria, comunicando o fato e tomando as providências necessárias para que o pedido seja novamente enviado.

Em quais casos são realizadas as indenizações?

As indenizações são realizadas sempre que houver a perda do material remetido para o cliente através de uma transportadora.

Como já mencionado, o seguro irá cobrir os valores constantes na nota fiscal, portanto, não há motivo para apreensão e desgastes, lembrando imediatamente de resolver a questão com o seu cliente que estava aguardando o pedido.

É muito importante que sua empresa possa contar com bons serviços de transporte, o que fica ainda mais evidenciado em situações como a do extravio na carga.

Contar com a CARGOBR é sinônimo de tranquilidade, até porque sua empresa pode acompanhar todo o processo de entrega através do monitoramento dos pedidos e, além disso, sabe que está trabalhando com transportadoras de tradição e renome, além de alta qualidade na prestação dos seus serviços.

Agora que você sabe mais a respeito desse assunto, mas ainda possui dúvidas a respeito, acesse nossa central de ajuda e obtenha mais informações a respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *