* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça alguns exemplos de e-commerce

Conheça alguns exemplos de e-commerce

Muitas pessoas quando descobrem que existem diversos exemplos de e-commerce ficam surpreendidas, pois estão acostumados apenas com o modelo B2C.

O B2C nada mais é que as vendas destinadas ao consumidor final, seja em um delivery de alimentos, mercados, farmácias, lojas de eletrônicos, roupas, cosméticos, brinquedos, jogos e muito mais.

Inclusive, esse é um dos maiores exemplos de sucesso do comércio eletrônico, responsável por movimentar bilhões de reais todos os anos no mundo e tornar uma série de processos mais simples, bem como permitir a criação de novos empregos.

Já pensou que se apenas um dos exemplos de e-commerce já faz toda essa mudança no mercado, o quanto todas as outras juntas podem fazer? As transações eletrônicas se tornaram uma verdadeira febre em todo o mundo, por diferentes motivos.

Um dos mais atuais foi a pandemia de COVID-19, que fez com que as pessoas ficassem em casa por mais tempo e em determinadas cidades, a população nem sequer podia sair de casa livremente, por exemplo.

Sendo assim, as compras a distância cresceram exponencialmente, forçando inovações rápidas e uma agilidade acima da média, para atender as demandas maiores e frequentes.

Hoje em dia, mesmo depois das flexibilizações do distanciamento social, a tendência é que esse mercado continue quente, de forma que as pessoas que fizeram a sua primeira compra em pleno lockdown tenham se acostumado com os benefícios desse tipo de loja.

Curioso sobre os sete exemplos de e-commerce que você pode encontrar na internet? Descubra quais são eles e saiba se você já acessou um deles sem saber que se tratava de um tipo diferente de comércio eletrônico.

7 exemplos de e-commerce

Veja a seguir os diferentes tipos de comércios eletrônicos presentes na internet e de que forma eles funcionam. Surpreenda-se com as variedades de transações e a variedade de oportunidades que o meio digital dá para diferentes setores do mercado.

B2B

B2B significa Business to Business, ou seja, as vendas que são feitas por empresas, para empresas. Geralmente, são insumos para a produção de itens que por sua vez serão criados para o consumidor final.

Exemplos de B2B são tecidos para a confecção de peças, químicos para a produção de cosméticos e até mesmo chapas de metais para o desenvolvimento das mais variadas peças.

Esse tipo de comércio está destinado a encontrar outros empresários que precisam de determinados insumos para poderem dar continuidade para as suas atividades.

Perceba que se trata de uma jornada de compra mais longa e logicamente com um funil de vendas específico.

B2C

Já o B2C é traduzido como as vendas feitas por empresas diretamente ao cliente final, o que é bastante comum e fácil de ser encontrado.

Lojas de maquiagens, roupas, jogos, alimentos e até mesmo mercados online e muitos outros são grandes exemplos do B2C que, por sua vez, tem um caminho de venda mais curto e relativamente simples.

C2A

Mais raro, esse é o tipo de comércio que envolve transações do consumidor ao governo, como os pagamentos online de impostos ou o recebimento de um diploma da faculdade feita a distância pela internet.

Mesmo sendo menos comum, esse é um dos exemplos de e-commerce que movimenta milhões de reais todos os anos.

C2B

Esse modelo aqui é quando os consumidores finais vendem para as empresas, principalmente no caso de freelancers que oferecem serviços e soluções para organizações que podem se beneficiar deles.

Apesar de um autônomo poder ter CNPJ, ele não deixa de ser uma pessoa, que está vendendo serviços para uma organização.

C2C

O C2C envolve a venda de um usuário a outro, sem qualquer tipo de intermediação. Geralmente, são as vendas realizadas em sites específicos para isso, como o marketplace do Facebook.

Aqui, a burocracia é menor e os negócios são feitos de uma maneira mais informal, sem contrato, notas fiscais ou demais documentos.

C2G

Citizen to Government é o modelo de e-commerce que serve de ponte entre os cidadãos e o governo, como, por exemplo, o site do Detran, que permite uma série de ações, como agendamento de provas, pagamento de boletos e mais.

D2C

Direct to Consumer, apesar de parecer igual ao Business to Consumer, possui uma pequena diferença. Geralmente, no B2C, são empresas que apenas revendem produtos comprados de uma indústria, já no D2C essas fábricas vendem direto ao cliente.

Além de evitar burocracias e demais envolvidos na venda, isso pode diminuir os preços e atrair ainda mais clientes.

Interessante como existem diferentes exemplos de e-commerce, não é mesmo? Por falar nisso, que tal mergulhar ainda mais nesse universo? Continue aqui e leia também sobre as principais tendências de vendas no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *